Durante três dias servidores puderam acompanhar um curso voltado exclusivamente para a tecnologia blockchain. Em parceria com o BNDES, a Enap ofereceu o curso através de um programa de aperfeiçoamento. Com a iniciativa, servidores federais ligados a administração pública puderam conhecer as funcionalidades da tecnologia blockchain.
Várias iniciativas aproximam a tecnologia blockchain de sistemas financeiros tradicionais. Com a expansão do mercado de criptomoedas, em uma década esta tecnologia já demonstrou que pode oferecer uma infinidade de melhorias para vários setores. De bancos à cadeias de produção, a tecnologia blockchain pode ser incorporada em praticamente qualquer processo.
Enap e BNDES capacitam servidores sobre tecnologia blockchain
A adesão do mercado de criptomoedas poderá ser maior nos próximos anos. Em 2020, com o lançamento do Libra, a criptomoeda do Facebook, uma expansão do mercado poderá acontecer. Com o crescimento de empresas voltadas para as criptomoedas, cresce também a utilização da tecnologia blockchain.
Pensando em aprimorar o setor de financiamento público brasileiro, o BNDES apoiou o curso “Blockchain e suas aplicações”. As atividades foram organizadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As atividades começaram na última segunda-feira (1) e terminam nesta quarta-feira (3).
Durante três dias os servidores conheceram detalhes sobre a tecnologia blockchain. De acordo com a Enap, o programa apresentou como o mecanismo blockchain opera e sua aplicabilidade em várias organizações, tanto no setor público como no setor privado. Dessa forma, os servidores puderam se familiarizar com a tecnologia que “dá vida” ao bitcoin.
Capacitação faz parte de programa de aperfeiçoamento de carreiras
A capacitação dos servidores federais faz parte de um programa de aperfeiçoamento de carreiras mantido pelo governo federal. Para os envolvidos no programa, a tecnologia blockchain reflete o domínio de mecanismos digitais cada vez mais presentes na sociedade.
Entre os palestrantes que participaram do programa “Blockchain e suas aplicações” estava Diogo Costa. O presidente da Enap falou sobre a versatilidade da tecnologia blockchain. Além disso, Diogo Costa enfatizou que a tecnologia ainda é recente, e pode ser promissora. O presidente da Enap ainda destacou que o Brasil pode participar desse processo de desenvolvimento da blockchain. Para Diogo, a tecnologia vive um momento de experimentações por todo o mundo.
Cerca de 50 servidores fizeram parte do programa “Blockchain e suas aplicações”. Estiveram presentes servidores que fazem parte dos Ministérios da Economia, da Cidadania, da Saúde e dos Direitos Humanos. Além destes ministérios, servidores ligados diretamente a presidência da república participaram também da capacitação.
Ainda estiveram presentes na “Blockchain e suas aplicações”, servidores que fazem parte de outros órgãos governamentais. Sendo assim, participaram da capaticação servidores que fazem parte do CADE, do CGU, TCU, IPEA, ANA, PREVIC e ANS.