A rede do Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, enfrentou um incidente de produção de blocos que resultou em todos os sistemas sendo reinicializados simultaneamente.
O incidente foi relatado por um desenvolvedor do Ethereum que acrescentou que esse tipo de fenômeno é raramente visto. Após investigações, descobriu-se que parte do sistema dobrou seu uso de memória, excedendo o limite e sendo reinicializado.
O problema parece ter durado cerca de uma hora, durante a qual as atividades na rede caíram para apenas 40%.
Algumas horas antes, os preços das criptomoedas começaram a cair, mas o problema foi resolvido com a rede voltando a funcionar normalmente.
Bug desconhecido
Até o momento, o problema que derrubou a rede ainda não está claro e a equipe do Ethereum está trabalhando para depurá-lo e fornecer uma explicação mais detalhada sobre o que aconteceu.
Nishant Das, um desenvolvedor do Ethereum 2.0, disse que “a equipe acabou de depurar isso no último dia. Publicaremos um resumo mais detalhado sobre o incidente até hoje.”
De acordo com um porta-voz da Prysm, os nós do Prysm receberam muitos carimbos de datas de épocas anteriores em que o bloco não refletia o último ponto de verificação.
Por causa disso, o cliente Prysm gastou muitos recursos no estado de replay e eventualmente caiu em um espiral da morte (picos de CPU / OOM).
The critical importance of Ethereum's client diversity goes unappreciated 99.9% of the time.
But it counts for everything during the 0.1% of times that something goes wrong.
Sending kudos to the heroes who build and maintain Ethereum clients 🙏
— sassal.eth 🦇🔊 (@sassal0x) May 13, 2023
Embora o problema tenha afetado a participação na rede Ethereum, a rede agora está funcionando normalmente porque foi suficientemente resiliente para se recuperar sozinha.
No entanto, a equipe está trabalhando em otimizações para evitar futuros incidentes. É importante notar que aparentemente nenhuma alteração no nível do protocolo é necessária.
Ethereum lança atualização de emergência
Desenvolvedores do Ethereum lançaram atualizações urgentes para corrigir os problemas e recuperar a estabilidade da rede.
A cadeia de beacons do Ethereum perdeu brevemente a finalidade duas vezes esta semana, com a primeira ocorrência fazendo com que a rede parasse de produzir blocos por cerca de 25 minutos e a segunda interrupção durou mais de uma hora.
We are announcing v4.0.3-hotfix. This release contains the optimization to prevent the beacon node from high resource usage during turbulent times. It is highly recommended to upgrade if your node is under heavy usage.
See release notes for more info: https://t.co/SMb4hzL1cW
— Prysm Ethereum Client (@prylabs) May 13, 2023
No entanto, os usuários finais do Ethereum não enfrentaram nenhum problema de transação.
Para resolver esse problema, os patches foram lançados para os clientes Ethereum Prysm e Teku, permitindo que eles atualizem seus sistemas.
Embora a causa completa dos problemas anda esteja sendo investigada, a Ethereum Foundation observou que parece ter sido causada por alta carga em alguns dos clientes da camada de consenso, que por sua vez foi causada por um cenário excepcional.
A Ethereum Foundation disse também que está investigando a questão e que estão trabalhando para evitar problemas semelhantes no futuro.
Arnold Toh, analista de pesquisa do The Block, disse que a resposta oportuna da comunidade Ethereum é um bom sinal para o avanço do desenvolvimento da blockchain.
Ao mesmo tempo, as questões de finalidade são um lembrete de que a cadeia de beacons do Ethereum continua sendo um trabalho em andamento.
Com os patches agora disponíveis para Prysm e Teku, a comunidade Ethereum pode começar a deixar esses problemas de perda de finalidade para trás e seguir em frente com um propósito maior.
A Ethereum Foundation destacou que este é um passo importante em sua jornada de diversidade e descentralização e que estão ansiosos para continuar aprendendo com essa experiência e progredir ainda mais na construção de uma blockchain mais robusta e segura.