Caixa assina contrato milionário para testar blockchain em soluções governamentais

Grande banco estatal quer melhorar a apresentação de soluções inovadoras junto ao ecossistema de inovação nacional

A Caixa Econômica Federal deu mais um passo na adoção da tecnologia das criptomoedas, a blockchain, ao fechar um contrato com uma empresa para criar e testar um projeto utilizando a tecnologia.

De acordo com apuração do Livecoins, o contrato divulgado nesta terça-feira (6) contou com a sua assinatura no final de abril de 2025.

Assim, o banco estatal fechou um acordo de capacitação com a empresa GoLedger Tecnologia e Participações. O valor do contrato é o de R$ 1.365.600,00, pelo prazo de 12 meses.

A reportagem apurou que o contrato deverá qualificar os servidores públicos do banco, além de ajudá-los na criação de um produto blockchain próprio. Desta forma, um Mínimo Produto Viável (MVP) deve surgir da capacitação.

Objeto: prestação de serviços técnicos profissionais especializados em laboratório de inovação em blockchain, com capacitação levantamento de oportunidades e desenvolvimento de MVP com foco no estabelecimento de conexões e parcerias, e fomento à experimentação e desenvolvimento de soluções inovadoras para governo, junto ao ecossistema de inovação nacional“, diz o contrato.

Contrato da Caixa Econômica Federal com empresa prevê MPV de blockchain
Contrato da Caixa Econômica Federal com empresa prevê MPV de blockchain (Fonte/DOU).

Caixa Econômica Federal atenta com inovações em blockchain

Não é a primeira vez que a Caixa Econômica Federal procura a tecnologia blockchain em seu processo de inovação.

Isso porque, como noticiado pelo Livecoins, o banco estatal já utiliza uma solução de blockchain criada pela DataPrev e Receita Federal. A solução trata de consultas ao CPF de brasileiros, com segurança da tecnologia.

E desde 2020 o banco já participa de eventos ligados ao tema, mostrando que a inovação com blockchain é uma realidade dentro da instituição. A blockchain, vale lembrar, é uma tecnologia reconhecida pelo Brasil por sua segurança, fazendo parte até da estratégia de Governo Digital do país.

Ou seja, a Caixa ao celebrar um novo contrato envolvendo a tecnologia blockchain, se mostra cada vez mais atenta ao tema, em busca de inovações que melhores o seu processo de estabelecer conexões e parcerias.

Tema já apareceu até em concurso público

Antes disso, a Caixa Econômica Federal do Brasil já cobrou, por meio de um concurso público, conhecimentos em bitcoin e blockchain de seus candidatos. Com isso, fica claro que até os novos funcionários devem chegar já sabendo pelo menos o mínimo sobre a tecnologia.

Ao que tudo indica, o sistema financeiro nacional já entendeu que o uso da blockchain deve crescer nos próximos anos. Prova disso é a criação do Drex, o Real em formato digital, que utiliza tal tecnologia para validação de dados.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias