Um casal de italianos foi assaltado na ilha de Bali na Indonésia no segundo sábado deste mês, no dia 11. Segundo informações da CNN da Indonésia, a polícia local informou que as perdas são de 5,8 bilhões de rúpias indonésias em Bitcoin, equivalente a R$ 2,26 milhões de reais.
Além disso, a notícia informa que a polícia já deteve dois acusados ingleses e incluiu outros dois na lista de procurados. As informações são que estes foragidos também têm ligação com o crime em questão.
Isso ascende novamente a questão da segurança, que pode ser quebrada facilmente com o “ataque da chave-inglesa”. Portanto, mantenha seus investimentos em privado, ninguém precisa saber quantos BTC você tem.
Assalto ao casal visava criptomoedas
Segundo relatos das vítimas, os acusados do crime já eram conhecidos por eles. O primeiro, chamado Nicola, era ex-funcionário da vítima, já o segundo foi reconhecido por participar de uma festa na casa de Nicola.
Embora você possa ter as melhores práticas de segurança, é válido citar o “ataque da chave-inglesa” como o maior ponto de falha ao armazenar seus bitcoins.
Ou seja, basta a vítima ser ameaçada fisicamente que ela fornecerá o acesso aos seus bitcoins. E foi exatamente isso que aconteceu em Bali, porém, com uma faca no lugar da chave-inglesa.
Após invadirem a casa onde as vítimas estavam hospedadas, os golpistas mantiveram as mesmas em cativeiro, amarrando suas mãos e pernas. Após isso, os assaltantes bateram nas vítimas e realizaram ameaças de morte com uma faca para que fossem reveladas suas senhas.
Com acesso total aos celulares e contas em exchanges de bitcoin, os assaltantes então conseguiram sacar as criptomoedas depositadas para as suas carteiras. Embora dois deles já estejam detidos, agora a polícia da Indonésia está procurando outros dois suspeitos.
Sua segurança é importante
Este é mais um exemplo de é preciso tomar cuidados adicionais além de utilizar senhas complexas e carteiras de hardware. Afinal uma faca de 5 reais já compromete toda a sua segurança, ou nem mesmo isso, caso o agressor utilize técnicas de engenharia social.
Portanto, mantenha seus investimentos em sigilo caso não queira ter seus bitcoins roubados ou, pior ainda, ter a sua vida ameaçada após alguém ouvir que você possui criptomoedas.
Por fim, é claro que isso é difícil de ser aplicado, afinal atualmente o Bitcoin é um dos assuntos mais populares do mundo. Mesmo assim, evite falar sobre montantes e se alguém perguntar se você tem “Creptomoedas ou Bitcoio”, basta responder com um simples “não tenho”.