Moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) são “a mais nova ameaça que paira sobre a sociedade”. De acordo com o ex-funcionário da NSA e da CIA Edward Snowden, essas moedas “pervertem” a própria natureza das criptomoedas.
Snowden disse que as CBDCs são uma conspiração contra a sociedade, distorcendo os princípios das criptomoedas. De acordo com o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, as autoridades usarão as moedas digitais para privar os cidadãos do direito de propriedade sobre o dinheiro.
A maior parte da oferta monetária em dólares já está fortemente digitalizada, então as autoridades estão lançando moedas digitais estatais para não apoiar as criptomoedas ou digitalizar o setor financeiro da economia, disse Snowden.
Conspiração
Segundo Snowden, as CBDCs “são claramente projetados para privar os usuários da propriedade do dinheiro”. Ele observou que a introdução dessas ferramentas não está associada ao apoio governamental para criptomoedas ou digitalização de finanças, uma vez que “a maioria dos dólares já é digital”.
“Em vez disso, a CBDC é algo próximo a perverter as criptomoedas, ou pelo menos seus princípios e protocolos subjacentes. Uma moeda cripto-fascista, um gêmeo do mal, claramente projetada para privar os usuários da propriedade de seu dinheiro e fazer do Estado um intermediário em todas as transações”, escreveu Snowden.
Ele ressaltou que as CBDCs podem ser usadas para controlar o dinheiro das pessoas. Como exemplo, Snowden citou o caso de um guarda de segurança imaginário que foi recomendado por um médico para limitar a ingestão de açúcar.
Desejando reduzir seus riscos, a seguradora dessa pessoa pode transferir informações sobre seu estado de saúde para a estrutura que controla a carteira digital. Se o homem quiser comprar uma barra de chocolate, o pagamento simplesmente não será realizado.
Snowden está confiante de que a proibição de criptomoedas nos países não afetará as perspectivas de crescimento do bitcoin. Ele argumentou que o principal motivo pelo qual a blockchain é usada em organizações governamentais e comerciais é a confiança.