A maior corretora do mundo, a Binance, anunciou que o Dólar não contará mais com suporte em sua plataforma, principalmente via transferências bancárias. A medida começa a valer já nos próximos dias.
Como uma medida polêmica, visto que o Dólar é a maior moeda fiduciária do mundo, muitos usuários não gostaram da nova política.
Vale lembrar que transações em Real brasileiro, Euro e outras moedas fiduciárias não estão suspensas e seguem normal na corretora.
CEO da Binance reconhece que suspender o Dólar é uma má experiência aos usuários
Por meio de seu perfil oficial, a Binance anunciou a nova medida na última segunda-feira (6), que já começa a valer na quarta-feira (8). Ou seja, uma mudança repentina e com prazo apertado para que usuários que utilizam o serviço possam se preparar.
Com o bloqueio de saques e depósitos via Dólar, a Binance diz que a medida é temporária e não deve durar muito para que uma solução seja encontrada.
Em nota, a corretora afirmou que poucos usuários utilizam o serviço e devem encontrar dificuldades para continuar suas operações.
“A partir de 8 de fevereiro, suspenderemos temporariamente todas as transferências bancárias em USD. Apenas uma pequena proporção de nossos usuários será afetada por isso e estamos trabalhando duro para reiniciar o serviço o mais rápido possível. Todos os outros métodos de compra e venda de criptomoedas permanecem inalterados.”
From February 8th, we will temporarily suspend all USD bank transfers.
Only a small proportion of our users will be impacted by this and we are working hard to restart the service as soon as possible.
All other methods of buying and selling crypto remain unaffected.
— Binance (@binance) February 6, 2023
De acordo com o CEO da Binance, CZ, poucos usuários devem ser afetados no bloqueio ao Dólar. Mesmo assim, ele reconheceu publicamente que essa é uma medida impopular, visto que prejudica a experiência do usuário.
“Vale a pena notar que as transferências bancárias em USD são alavancadas por apenas 0,01% de nossos usuários ativos mensais. No entanto, reconhecemos que essa ainda é uma experiência ruim para o usuário e a equipe está trabalhando para resolver esse problema rapidamente.”
Em 2022, vale lembrar, a Binance teve problemas com transações em Real também, ficando vários dias sem liberar saques e receber depósitos de clientes no Brasil.
Clientes da Binance nos Estados Unidos não estão incluídos em suspensão
O que chama atenção para o caso ainda envolve os clientes dos Estados Unidos, que utilizam a plataforma Binance.US em suas operações.
Como apenas as transações envolvendo o Dólar na Binance.com estão passando pelo bloqueio, os norte-americanos não terão problemas ao enviar suas moedas para a corretora, confirmou o serviço de suporte da plataforma.
Hi there, this announcement applies for https://t.co/J2rqPPlLbO users. If you have any question for your https://t.co/P4F4ZqajGN account, please reach out to @BinanceUShelp, we are sure they'd be happy to assist you. -MK
— Binance Customer Support (@BinanceHelpDesk) February 6, 2023
De qualquer forma, o mercado de criptomoedas acompanha o caso com atenção, mesmo a base de usuários a utilizar o Dólar sendo pequena. As transações em stablecoins de Dólar, por outro lado, seguem funcionando normalmente na corretora.