Alguns bilionários como o CEO da FTX e o brasileiro Jorge Paulo Lemann ajudaram a financiar o novo veículo de imprensa chamado Semafor, empresa de comunicação de alcance global que promete brigar com a BBC e o The New York Times.
O novo veículo de mídia disse em seu lançamento que a imprensa global está criando confusões para leitores modernos, devendo uma plataforma ser construída do zero para atravessar o atual momento.
A promessa é que o Semafor seja uma plataforma transparente com seus leitores, acelerar insights, elevar taletos e explorar as perspetivas globais.
É importante lembrar que o fundador da FTX disse recentemente que várias exchanges de criptomoedas estão insolventes e ele tem recebido pedidos para resgatar várias dessas operações.
CEO da FTX e brasileiro Jorge Paulo Lemann investem em novo veículo de mídia
A equipe do Semafor está sendo criada e o seu lançamento deve ocorrer daqui a alguns meses. Para subsidiar o novo veículo de imprensa global, bilionários como Sam Bankman-Fried (CEO da FTX) e o brasileiro Jorge Paulo Lemann desembolsaram dinheiro.
Entre os fundadores do Semafor está Justin B. Smith, antigo CEO da Bloomberg Media, uma das maiores do mundo. Outro cofundador é Ben Smith, antigo colunista do The New York Times.
A equipe contará com membros experientes, que já ocuparam posições no The Wall Street Journal, New York Times, BuzzFedd, The Hill e vários outros, e chega para brigar por posições em um mercado de mídia digital.
Com o aporte do CEO da FTX, é possível que as criptomoedas sejam um dos temas cobertos pelo novo veículo, que deve estrear nos próximos meses.
Informações divulgadas pelo Brazil Journal indicam que a operação captou 25 milhões de dólares com vários investidores. Não está claro quanto o bilionário das criptomoedas e nem o brasileiro aportaram.
Disputa de corretoras usa a mídia?
Entre as maiores do mundo em volume, a FTX disputa com a Binance a primeira posição do mercado mundial, após a operação de Sam superar a Coinbase.
E os executivos da Binance e FTX têm feito aparições constantes na mídia mundial, como na CNBC, Yahoo Finanças, CNN, Bloomberg, entre outras mais.
Contudo, o CEO da Binance, CZ, participou no Twitter na última segunda-feira (1) sobre um suposto uso da mídia por empresas rivais para espalharem notícias falsas sobre seu negócio.
Em dado momento, um internauta chegou a cogitar que CZ é mais popular, mas o chinês lembrou que isso não é uma competição, visto que o mercado é novo e há espaço para todos.
“Não é uma competição, o mercado está longe de estar saturado, ou mesmo desenvolvido.”
Não está claro se a participação da Sam na nova mídia Semafor seja para supostamente para ganhar mais visibilidade, mas está claro que corretoras estão recorrendo à mídia para promoverem seus negócios, em todo o mundo.