A Xeggex, uma corretora de criptomoedas com sede em Seicheles, informou seus clientes de que seu CEO teve sua conta do Telegram hackeada nesta segunda-feira (3). Como consequência, o anúncio oficial afirma estar tendo problemas de acesso e que bloqueou suas carteiras.
Ao acessar o site, o Livecoins apurou que a corretora se encontra com diversos problemas técnicos. Como mostrado na captura de tela abaixo, o site não apresenta nenhum par de negociação ativo.
Segundo descrição encontrada no CoinMarketCap, clientes da Xeggex não precisavam enviar nenhum documento para operar na corretora. Nas últimas 24 horas, ela aparece com um volume de negociação de R$ 389 milhões, possivelmente referente ao período anterior ao ataque.
Dentre as principais criptomoedas negociadas estão Bitcoin, Ethereum, Pepecoin e outros projetos menores.
Corretora de criptomoedas Xeggex diz que CEO foi hackeado e reconhece problemas com login
Embora seja comum que corretoras travem saques após sofrerem um ataque, visando limitar as perdas, o caso da Xeggex parece um pouco mais complicado. Isso porque seus clientes nem sequer estão conseguindo acessar suas contas.
O comunicado oficial aponta que tudo começou quando o CEO da Xeggex teve seu Telegram hackeado.
“Prezados usuários, neste momento difícil, nosso CEO foi hackeado e perdeu sua conta no Telegram e o grupo da comunidade Xeggex.”
“Além disso, ainda não sabemos os detalhes sobre o ocorrido. O mais importante agora é que conseguimos bloquear as carteiras, garantindo a segurança dos fundos”, continua o texto. “O problema com os logins ainda persiste, pois desconectamos o banco de dados da rede e iremos analisar tudo em segundo plano.”
Nos comentários, muitos se mostraram preocupados com seus fundos que estavam na corretora. Um usuário até mesmo questiona se o próprio perfil da corretora no X, que postou a mensagem acima, também não estaria sobre o controle dos hackers.
Apesar dos diversos questionamentos, a equipe não respondeu a nenhum comentário até o fechamento desta reportagem.
Outras páginas da corretora, como do par BTC/USDT, aparecem com o “erro 500”, ou seja, erro interno do servidor.
Os problemas da Xeggex acontecem no momento em que o mercado de criptomoedas desaba e bate recorde de liquidações. No entanto, não é possível afirmar se há uma ligação entre os dois eventos ou se foi mera coincidência.