Chave Pix pode ser criada na próxima semana; bancos já liberaram pré-cadastro

Siga no

O Pix, solução de pagamentos instantâneos do Brasil, só entra em funcionamento no dia 16 de novembro. Na próxima segunda-feira (5), no entanto, pessoas físicas e jurídicas já podem fazer o cadastro da chave Pix.

A chave Pix, de acordo com o BC (Banco Central), é o código que será usado para fazer transferências. Em resumo, é como se fosse o endereço de uma carteira de criptomoedas.

No futuro, na hora de enviar grana para uma pessoa (ou enviar um Pix), bastará informar a chave criada.

Como cadastrar a chave Pix?

Conforme informações do Banco Central, o registro deve ser feito nos canais dos bancos (internet banking, aplicativo etc).

O banco Itaú, por exemplo, já liberou o pré-cadastro. Pessoas físicas podem entrar no app da instituição para fazê-lo. Já no caso de empresas, o pré-cadastro deve ser realizado direto no site do banco.

No Bradesco, assim como o Itaú, pessoas físicas e jurídicas também já podem fazer o pré-cadastro. O preenchimento deve ser feito no aplicativo do banco.

O Santader, segundo o portal G1, também já liberou a possibilidade. O Banco do Brasil não liberou ainda o pré-cadastro, mas a instituição deixou um anúncio sobre a nova solução de pagamento na tela inicial do aplicativo.

E depois do cadastro da chave Pix?

Assim que o cadastro é realizado, a instituição bancária envia um código SMS para celular o da pessoa/empresa ou para o e-mail. Após o recebimento, é preciso inserir o código no canal de acesso disponibilizado pelo banco.

Quantas chaves Pix cada pessoa pode ter?

De acordo com o BC, pessoas físicas podem ter até cinco chaves Pix. Já empresas têm a possibilidade de criar até 20 códigos.

Vale lembrar que as chaves podem ser tanto aleatórias, com números e letras, como podem ser também informações pessoais, a exemplo de CNPJ, CPF ou numeração do telefone.

Fica a critério de cada pessoa escolher o melhor formato.

Tenho conta em mais de um banco, posso ter várias chaves Pix?

Sim, pode. De acordo com o Banco Central, é possível ter Pix em várias instituições e com chaves Pix diferentes. Por exemplo: a pessoa pode ter um Pix no Banco do Brasil e outro no Itaú.

Sou obrigado a ter uma chave Pix?

Não, ninguém é obrigatório a criar uma chave Pix. Se a pessoa preferir informar dados pessoais para fazer transferências, por exemplo, não há problema algum nisso.

O BC, no entanto, recomenda o uso da chave.

“O cadastramento da chave é altamente recomendável para receber um Pix. Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix”, informou a instituição.

BC anunciou que Pix será gratuito para pessoas físicas e MEI

Apesar de já ser possível realizar o cadastro da chave Pix, a solução de pagamento só estará 100% disponível em novembro.

No entanto, desde o anúncio do lançamento da plataforma, feito em fevereiro, o BC vem divulgando regras.

Nesta quinta-feira (1), por exemplo, o Banco Central informou em nova resolução quando o banco poderá cobrar para fazer um Pix.

O novo serviço, por exemplo, será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais. Já no caso de empresas, os bancos poderão cobrar tarifas tanto de quem envia como de quem recebe.

Vale lembrar que em junho deste ano quase mil empresas – entre bancos e fintechs e cooperativas – demonstraram interesse de participar do projeto.

Leia mais sobre:
Lucas Gabriel Marins
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...