Imagem representando Tornado. Fonte: Pixabay/Pexels.
Roman Storm (36), co-fundador do Tornado Cash, foi julgado nesta quarta-feira (6) nos EUA. O desenvolvedor estava sendo acusado de conspiração para lavagem de dinheiro, conspiração para violar sanções internacionais e conspiração para operar um serviço transmissor de dinheiro sem licença.
Storm foi considerado culpado somente pela última acusação, a mais leve de todas, e inocente sobre a parte ligada a sanções, a mais pesada. O juri não chegou a um veredito sobre lavagem de dinheiro.
Já Alexey Pertsev, outro desenvolvedor do Tornado Cash, foi preso na Holanda ainda em 2022 e acabou sendo liberado no ano seguinte.
O julgamento de Roman Storm foi transcrito por alguns perfis nas redes sociais, como Inner City Press. O destaque fica para a decisão do juri no início desta tarde.
“Funcionário do tribunal: Sr. Presidente do Júri, quanto à Acusação 1, qual é o veredito?
Presidente do Júri: Não houve unanimidade.
Funcionário: Acusação 2?
Presidente do Júri: Culpado.
Funcionário: Acusação 3, IEEPA?
Presidente do Júri: Inocente.”
As acusações são de conspiração para lavagem de dinheiro, conspiração para violar sanções internacionais, e conspiração para operar um transmissor de dinheiro sem licença, respectivamente.
Judge: Let me see it…
Deputy: Mr. Foreperson, Count 1, how do you find?
Foreperson: Not unanimous.
Deputy 2: Count 2?
Foreperson: Guilty.
Deputy: Count 3, IEEPA?
Foreperson: Not guilty.— Inner City Press (@innercitypress) August 6, 2025
O desenvolvedor pode ser preso por até 5 anos pela acusação na qual foi considerado culpado, a data da sentença ainda não foi definida. Ele também pode ser julgado novamente pela primeira acusação.
Por hora, Storm segue em liberdade sob fiança.
“Ele pode recorrer, tem todos os incentivos para permanecer e lutar. Ele não representa risco de fuga, considerando o valor da fiança. Ainda há muita disputa neste caso antes da sentença, e acredito que o Sr. Storm permanecerá para enfrentá-la”, disse a juiza Katherine Polk Failla.
O Tornado Cash passou por uma alta de 160% no início do ano após um tribunal reverter uma decisão sobre um processo ligado ao projeto.
Embora Roman Storm tenha sido considerado culpado somente pela acusação mais leve, a criptomoeda Tornado Cash (TORN) opera em queda diária de 22,2% nesta quarta-feira (6).
Em suma, o Tornado Cash é um protocolo que opera via contrato inteligente, sem um operador central, sendo usado para quebrar o rastro de criptomoedas, especialmente Ethereum.
Embora tenha sido sancionado pelos EUA, suas operações continuaram normalmente, visto que não é possível desligá-lo, mas tiveram uma grande queda no volume.
Comentários