A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, anunciou na noite desta segunda-feira(28) que suspenderá negociações da criptomoeda da Ripple (XRP) no dia 19 de janeiro de 2021. A empresa disse que aguardará o processo que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) move contra a Ripple Labs.
A Ripple é acusada pela agência reguladora americana de ter vendido títulos não autorizados através da venda da criptomoeda XRP. Desde que a empresa foi processada pela SEC, a moeda desvalorizou mais de 50%, agora, com a remoção do ativo em várias corretoras, o ativo caiu mais.
“Dada a recente ação da SEC contra Ripple, todos os books de XRP foram limitados e a Coinbase planeja suspender totalmente a negociação de XRP na terça-feira, 19 de janeiro de 2021. Depois disso, os usuários continuarão a ter acesso aos fundos em XRP.”
Apesar da remoção, a corretora disse que continuará a dar suporte ao ativo oferecendo serviço de custódia. Mas as negociações, ou seja, compra e venda, serão bloqueadas.
“A suspensão da negociação não afetará o acesso dos clientes às carteiras XRP, que permanecerão disponíveis para a funcionalidade de depósito e retirada após a suspensão da negociação,[…] continuaremos a oferecer suporte a XRP em custódia na Coinbase”.
We will continue to support XRP on Coinbase Wallet and Coinbase Custody. Coinbase will continue to monitor legal developments related to XRP and update our customers as more information becomes available through the @CoinbaseSupport Twitter account.
— Coinbase (@coinbase) December 28, 2020
A situação da XRP que já não era muito boa ficou muito pior, o ativo desvalorizou mais de 20% após o anúncio da Coinbase. Com a decisão da maior corretora dos EUA, analistas do mercado acreditam que outras corretoras sigam o mesmo caminho.
Na semana passada algumas pequenas corretoras suspenderam negociações com XRP, mas então a Bitstamp, uma outra gigante do mercado resolveu também remover a moeda. o resultado foi uma queda de 15% em 24 horas.
XRP era a terceira criptomoeda com maior capitalização de mercado no mundo, atrás apenas do Ethereum e do Bitcoin. Agora, em meio a uma tempestade de problemas, o ativo digital segue em queda e já caiu para a quarta posição, isso, com a remoção em apenas duas exchanges grandes.
No Brasil a moeda digital é negociada nas maiores corretoras, mas até o momento nenhuma anunciou remoção do ativo.
A SEC afirma que os executivos da Ripple venderam ilegalmente bilhões de XRP para financiar seus negócios e seus bolsos, arrecadando pelo menos US $ 600 milhões para suas contas pessoais
O processo afirma que a Ripple pagou mais de US $ 150.000 para “três principais negociantes” de uma corretora não identificada em 2017 que gerou o maior volume para a moeda. Isso foi considerado uma manipulação para “impulsionar” o token e aumentar seu preço.
A Ripple, portanto, enfrenta agora um processo pesado e o futuro da moeda é incerto.