O mercado de negociação de Bitcoins evoluiu muito. Nessa evolução surgiram soluções mais sofisticadas como os derivativos de futuros e as opções, que já estão presentes em larga escala no mercado tradicional de ações, commodities e moedas.
Os derivativos de Bitcoin são importantes porque ajudam a criar mecanismos de proteção para os players importantes desse mercado como mineradores e gestores de fundos institucionais com participação em Bitcoin.
Através das opções é possível criar estruturas que favorecem o investidor em qualquer situação do mercado, seja de alta volatilidade, queda ou alta de preço e até proteção de carteira.
1 – Capital Protegido
É possível montar uma estrutura com opções que protege o seu investimento de Bitcoin em até 100% do dinheiro investido. Essa operação é personalizável de acordo com o apetite a risco da pessoa.
Quanto maior o apetite ao risco, menor poderá ser a proteção da carteira, embora a possibilidade de melhores ganhos aumente proporcionalmente. O investidor que quer ter 100% de proteção precisa renunciar a uma parte da valorização do Bitcoin.
De forma resumida, a operação funciona da seguinte maneira: se o preço do Bitcoin subir, o investidor participa da alta. Se o preço cair, ele terá até 100% de proteção do dinheiro investido.
É preciso ressaltar que essa operação não possui liquidez diária. O contrato pode durar até 6 meses. Para que o Capital Protegido seja lucrativo, é preciso que o preço do Bitcoin no vencimento do contrato esteja superior ao preço de entrada.
2 – Compra de Volatilidade (Straddle)
Nessa operação é possível ter ganhos em qualquer direção do preço. O que importa é a volatilidade.
Quanto mais o preço do ativo oscilar, maiores serão os ganhos. Através dela, é possível ter vantagem tanto na valorização do Bitcoin quanto na desvalorização.
O prejuízo máximo dessa operação é o custo da montagem, que é alto. O preço precisa ter uma grande variação para que essa estrutura seja lucrativa. Caso isso não ocorra, provavelmente a operação fechará no prejuízo.
Ela também não possui liquidez diária. Seu vencimento vai depender dos contratos utilizados no mercado de opções.
3 – Lançamento Coberto
Creio que essa seja uma das operações mais utilizadas em todo o mercado. Essa estrutura é a mais simples entre as que estão listadas acima.
Ela é uma estratégia que utiliza opções para montar uma posição no mercado que vai alavancar seus ganhos e reduzir as perdas, ambos ao mesmo tempo.
A estratégia é excelente para quem está neutro ou moderadamente otimista com o mercado, e quer aumentar a quantidade de bitcoins em carteira
O Lançamento Coberto funciona da seguinte maneira: são vendidas opções de Bitcoin a um preço superior ao que está sendo praticado no mercado.
A venda de uma opção rende ao vendedor um prêmio que pode aumentar a rentabilidade do Bitcoin, assim como diminuir o prejuízo em caso de valorização.
Assim como em qualquer operação com opções, também não há liquidez diária. O vencimento vai depender da montagem da estrutura.
Como contratar?
Essas operações já estão disponíveis para cotação e contratação na mesa de operações Nox Bitcoin mediante a uma análise de perfil de investidor (suitability). Para saber mais, entre em contato por chat no site www.noxbitcoin.com.br.
Conclusão
O mercado de opções veio para ficar. Ele oferece toda uma gama de estratégias diferenciadas para diferentes perfis de investidores, do mais conservador até o mais arrojado.
As três operações listadas nesse texto são estruturas já conhecidas e utilizadas no mercado financeiro. A diferença é que agora elas estão sendo feitas com opções de Bitcoin.
O Capital Protegido oferece segurança para a sua carteira de investimento. O Straddle consegue remunerar sua carteira dependendo da volatilidade.
Por outro lado, o Lançamento Coberto consegue tanto maximizar os ganhos, assim como diminuir as perdas.
Através dessas operações, o investidor consegue preparar sua carteira para qualquer cenário de mercado.