O JPMorgan Chase, um dos maiores bancos dos Estados Unidos, voltou a figurar uma grande polêmica contra a comunidade bitcoin, desta vez recebendo até acusações de causar pânico que levou a queda no preço da moeda digital.
Isso porque, o grande banco estaria fechando contas de pessoas da comunidade por “desinteresse comercial”. Um dos recém afetados é o criador da corretora de bitcoin Strike, Jack Mallers, que até emoldurou a carta recebida pelo banco ao encerrar sua conta.
“Sim. Um momento de orgulho. Estou tão orgulhoso que consegui emoldurá-la“, destacou Mallers.
Yes. A proud moment.
So proud I got it framed. https://t.co/uo6v2Xfr8p pic.twitter.com/Myfo59Wn3B
— Jack Mallers (@jackmallers) November 23, 2025
Além disso, um relatório recente do JPMorgan causou ainda mais revolta na comunidade bitcoin norte-americana. Isso porque, o banco disse que um relatório que será divulgado em janeiro de 2026 pela MSCI pode recomendar a exclusão da Strategy (NASDAQ: MSTR), a ex-MicroStrategy liderada pelo bilionário Michael Saylor, dos índices referência de bolsas de valores.
As recentes ações do bancão chamaram a atenção da atual senadora republicana Cynthia Lummis, que disse que o JPMorgan está conduzindo a chamada Operação ChokePoint 2.0. Ou seja, ela acredita que a instituição bancária segue lutando de todas as formas para encerrar a indústria de criptomoedas dos EUA, travando negócios no país envolvendo este mercado em ascensão.
“A Operação Chokepoint 2.0, infelizmente, continua em andamento. Políticas como a do JP Morgan minam a confiança nos bancos tradicionais e levam a indústria de ativos digitais para o exterior.
Já passou da hora de encerrarmos a Operação Chokepoint 2.0 para que os Estados Unidos se tornem a capital mundial dos ativos digitais“, disse Lummis em sua conta do X no dia 23 de novembro.
Operation Chokepoint 2.0 regrettably lives on.
Policies like JP Morgan’s undermine confidence in traditional banks and send the digital asset industry overseas.
It’s past time we put Operation Chokepoint 2.0 to rest to make America the digital asset capital of the world. pic.twitter.com/x9ZdgXialV
— Senator Cynthia Lummis (@SenLummis) November 24, 2025
Ações do JPMorgan contra executivos do mercado bitcoin dos EUA pode levar Donald Trump a declarar guerra contra banco?
Desde a campanha presidencial de Donald Trump, ele prometeu tornar os EUA a capital nacional do bitcoin. Seu filho Eric Trump, por exemplo, tem atuado ativamente no mercado com a companhia AmericanBTC, uma das TOP20 do mundo a deter bitcoin como reserva e a investir na mineração da moeda digital.
Contudo, desde que eleito, Trump publicou que não convidaria o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, para participar de seu governo. Ele disse, em novembro de 2024, que respeitava o bilionário executivo do banco e apenas agradeceu ele por seus serviços ao país.
Contudo, quem segue Trump em sua rede social Truth desde 2023 se lembra quando o então candidato a presidência criticou publicamente Dimon por sua campanha anti-MAGA. “Jamie Dimon, o superestimado globalista CEO do JP Morgan, está discretamente promovendo Nikki Haley, outra pessoa que não apoia o movimento MAGA, para a presidência. Nunca fui muito fã de Jamie Dimon, mas tive que conviver com ele quando veio implorar por apoio na Casa Branca. Acho que não preciso mais conviver com ele, e isso é ótimo!“, disse ele há dois anos.
Agora, com os boatos de que o bancão segue contra o mercado bitcoin e minando a própria estratégia de campanha, Trump poderá travar uma guerra contra a instituição.
Um dos bilionários apoiadores do atual presidente dos EUA, Grant Cardone, já publicou que fechou sua conta na instituição e pede que todos sigam seu exemplo. Ele é um dos que defende publicamente o bitcoin e também tem acumulado moedas. O caso mostra que, pelo menos nos bastidores, apoiadores diretos de Trump já declaram abertamente guerra contra o JPMorgan.
I cancelled my JPM account and moved entire account to Wells. Also, don’t use chase credit card if you’re worried about fraud. More to come. pic.twitter.com/wi645YqdII
— Grant Cardone (@GrantCardone) November 23, 2025