Congressistas americanos enviaram uma carta para Joe Biden, pedindo que o presidente dos EUA ajude a libertar Tigran Gambaryan, executivo da Binance que está preso na Nigéria desde o final de fevereiro deste ano.
A carta destaca que Gambaryan trabalhou na Receita Federal dos EUA por mais de dez anos antes de ser contratado pela corretora. Seguindo, os congressistas dizem estar preocupados com a saúde do executivo.
“O Sr. Gambaryan é claramente um cidadão americano que foi detido injustamente pelo governo da Nigéria”, aponta o texto. “Em nome de Gambaryan, sua família e cidadãos americanos preocupados, pedimos e encorajamos a transferência do seu caso para o Escritório do Enviado Especial Presidencial para Assuntos de Reféns (SPEHA).”
“A saúde e o bem-estar de Gambaryan estão em perigo e nós tememos por sua vida. Uma ação imediata é essencial para garantir sua saúde e preservar sua vida. Precisamos agir rápido antes que seja tarde.”
No final do mês passado, o executivo desmaiou durante audiência, precisando de cuidados médicos.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Antes disso, foi relatado que Gambaryan foi transferido para uma cela subterrânea de condições precárias, incluindo camas semelhantes às usadas em acampamentos, sem lençóis, e chuveiros comunitários.
Congressistas pedem para que Joe Biden ajude executivo da Binance
Na carta, os congressistas explicam que Tigran Gambaryan viajou para a Nigéria após receber um convite do próprio governo. No entanto, após dois encontros, a situação ficou hostil.
“O Governo da Nigéria fez o Sr. Gambaryan de refém”, escreveram os congressistas.
Após essa prisão, considerada como um sequestro pelos políticos americanos, o executivo foi então acusado de crimes como lavagem de dinheiro e outros. Ou seja, ele estaria respondendo por algo que não cabe a ele responder.
“Os recentes desenvolvimentos do caso de Gambaryan são muito perturbadores”, continuaram. “Ele estava no fundo da sala [do tribunal], desabou em sua cadeira. Quando o juiz o chamou, ele não conseguia ficar em pé por conta própria e então caiu no chão.”
Segundo o texto, o executivo está com malária, mas não teria recebido tratamento adequado.
A carta foi assinada por 16 congressistas americanos, incluindo Rich McCormick, Austin Scott, French Hill e Michael McCaul. O texto completo pode ser lido no tuíte abaixo.
🚨NEW: House members including Chairman @RepMcCaul of the @HouseForeignGOP have sent a letter to @POTUS, @SecBlinken and @StateSPEHA urging them to bring detained @binance employee Tigran Gambaryan home.
According to the letter, Gambaryan has contracted malaria and is being… pic.twitter.com/XCRyS8IPUT
— Eleanor Terrett (@EleanorTerrett) June 4, 2024
A própria Binance já havia enviado uma carta para o governo da Nigéria pedindo a liberação de seu empregado, mas não foi atendida. O outro executivo preso ao lado de Gambaryan, Nadeem Anjarwalla, conseguiu fugir ainda no mês de março.