Um fork do Ethereum despencou 30% após a atualização The Merge funcionar, ao contrário do que esperavam alguns mineradores antigos da rede e que torciam pelo fracasso da fusão feita nesta quinta-feira (15).
O fork em questão é o Ethereum PoW Fork IOU (ETHW), que segundo dados do CoinGecko experimenta uma desvalorização extrema com o sucesso da rede concorrente.
Com a queda das últimas 24 horas, o projeto perde 48% de seu valor nos últimos 14 dias, mostrando que a situação não está muito positiva para a moeda que pretendia ser a principal da rede Ethereum.
O que é o ETHW?
O ETHW é um token que nasceu associado a ideia de que a Fundação Ethereum errou ao conduzir a migração da rede para o modelo de consenso Proof of Stake (PoS).
Dessa forma, um grupo de mineradores de Ethereum, que tinham máquinas para Proof of Work (POW), resolveram chamar o ETH de um fork, sendo a moeda ETHW a “legítima”.
Como tudo na comunidade de criptomoedas envolve consenso, o apoio a causa ETHW não se mostrou muito grande, sendo a maioria dos usuários confiantes na mudança e apoiando o ETH.
Essa é a atualização mais importante da rede Ethereum, chamada The Merge, e coloca pressão no debate sobre mineração de criptomoedas com uso de energia.
Mas dias antes da atualização, por exemplo, baleias enviaram mais de R$ 1 bilhão em Ethereum para corretoras, indicando que gostariam de receber as moedas ETHW. Ou seja, mesmo passando por uma queda nos últimos dias, nada indica que o projeto nasceu morto.
Quais corretoras darão ETHW para seus clientes?
Não são todas as corretoras que estão dispostas a listar a moeda ETHW e dar essas para seus clientes ainda, visto que o projeto não é muito popular.
A Binance, por exemplo, indicou que dará essas moedas para seus clientes em uma data futura, mas ainda não listou o ETHW em sua plataforma.
Já a Bybit, com sua página em português, indicou que as moedas serão dadas aos clientes nesta quinta-feira (15).
🚀 Iremos estar suportando a negociação spot, o airdrop e depósito de $ETHW após o #TheMerge da #Ethereum!
⏰ O airdrop será efetuado 8 horas após o The Merge acontecer.
👉 Saiba mais https://t.co/cj2ZgiH4LK pic.twitter.com/mtIhBcTinr
— Bybit Português (@BybitPortugues) September 14, 2022
Em uma medida diferente das demais corretoras, a Poloniex renomeou o token ETHW para ETF (Ethereum Fair), e listou a moeda em sua plataforma nesta quinta.
Poloniex has renamed #ETHW as @EthereumFair #ETF and resumed the trading of ETF markets (USDT, USDD, ETH) on Sep 15, at 13:15 (UTC).
The trading history of ETHW markets is inherited by the corresponding ETF markets.
Details: https://t.co/CobIKrUnfK pic.twitter.com/aTAGWpSqus
— Poloniex Exchange (@Poloniex) September 15, 2022
Corretoras como a FTX, Bitfinex e BitMEX também dão suporte a nova moeda, indicando que ela nasceu para concorrer não só com a Ethereum (ETH), mas também com a Ethereum Classic (ETC), outro fork do projeto mais antigo.
Vale lembrar que 23 pools de mineração de Ethereum estão dando suporte ao ETHW, de acordo com informações do próprio projeto, o que indica um apoio a continuação da mineração POW nesse ecossistema.
Mesmo com amplo apoio, vale lembrar que o ETHW é uma moeda nova no mercado, ainda sem muitos fundamentos e detalhes técnicos de como será conduzida. Dessa forma, este é certamente um projeto arriscado que pode ou não durar muito tempo no mercado.