A plataforma de criptomoedas AscendEX, anteriormente conhecida como BitMax, informou através do Twitter que sofreu um ataque hacker. Ao mesmo tempo, usuários começaram a reclamar que não estavam conseguindo realizar saques na plataforma.
A empresa informou que os hackers roubaram vários tokens ERC-20, BSC e Polygon de suas carteiras. Como resultado, a corretora de criptomoedas perdeu US$ 77,7 milhões, cerca de 432 milhões de reais.
De acordo com um tweet da PeckShield, empresa de análise de dados e segurança de blockchain, cerca de US $ 60 milhões em tokens foram transferidos através da blockchain Ethereum.
Estimated loss @AscendEX_Global: $77.7M in total ($60M on @ethereum $9.2M @BinanceChain $8.5M @0xPolygon). Here is the list of the transferred-out assets and their amounts on @ethereum pic.twitter.com/VC4DKOwu4f
— PeckShield Inc. (@peckshield) December 12, 2021
R$ 432 milhões roubados
Os tokens roubados da Binance Smart Chain e da Polygon somam US $ 9,2 milhões e US $ 8,5 milhões, respectivamente, de acordo com dados do EtherScan.
A corretora disse também que os usuários que foram afetados pelo hack receberão uma compensação.
“Descobrimos que tokens ERC-20, BSC e Polygon foram roubados de nossas carteiras. A investigação continua”, disse a empresa em um comunicado.
22:00 UTC 12/11, We have detected a number of ERC-20, BSC, and Polygon tokens transferred from our hot wallet. Cold Wallet is NOT affected. Investigation underway. If any user’s funds are affected by the incident, they will be covered completely by AscendEX.
— AscendEX (@_AscendEX) December 12, 2021
Este é o segundo hack em menos de um mês em uma corretora centralizada. Na semana passada, a Bitmart também foi vítima de hackers que roubaram cerca de US $ 200 milhões em várias criptomoedas.
A plataforma de negociação suspendeu temporariamente os saques, mas os retomou dias depois e prometeu compensar os usuários.
A AscendEX afirmou que está fazendo uma análise para saber como os hackers roubaram os fundos. Além disso, a empresa prometeu cobrir todos os fundos dos usuários que foram afetados pelo incidente.
Ao confirmar o ataque hacker, o CEO da empresa anunciou que todas as transações foram temporariamente suspensas para que eles pudessem investigar mais.
Os ataques recentes em plataformas como BadgerDAO e BitMart aconteceram em menos de um mês. Assim, fica claro que os riscos do mercado de criptomoedas não está apenas relacionado à volatilidade dos preços. Tornou-se mais essencial do que nunca para os investidores negociar em empresas que levam os procedimentos de segurança mais a sério.