Uma das maiores corretoras de criptomoedas de Dubai, a BitOasis, recebeu um alerta sobre suas atividades no país, publicado nos últimos dias pela Virtual Assets Regulatory Authority (VARA).
De acordo com a agência, as operações da BitOasis não estão cumprindo as exigências locais dos reguladores. Vale lembrar que a VARA de Dubai surgiu em 2022 para fiscalizar o crescimento do mercado de criptomoedas no país.
Ao que tudo indica, a operação da corretora está sob apuração da autoridade reguladora, que pede aos investidores que redobrem os cuidados com a plataforma.
Em nota aos investidores, a corretora se defendeu alegando que está em estreita colaboração com as autoridades do país.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Autoridade reguladora de criptomoedas em Dubai pressiona corretora, veja os detalhes
Em uma nota publicada na última segunda-feira (10), a VARA de Dubai declarou que a BitOasis pode estar descumprindo algumas medidas oficiais.
“A VARA está emitindo este alerta de mercado sobre os controles de supervisão em andamento e as ações de execução iniciadas contra a BitOasis.”
Na nota divulgada ao mercado, a VARA declara que a corretora de criptomoedas não obteve uma licença para atender a investidores qualificados e institucionais, violando regras nacionais.
Em outro ponto, a VARA declarou que irá manter o status da corretora BitOasis como não operacional, até que todas a situação siga conforme a regulação nacional. Medidas adicionais podem chegar a plataforma, se ela continuar a operar em desacordo.
Corretora BitOasis diz que não vai aceitar novos clientes até regularizar sua operação
Pressionada, a corretora de criptomoedas de Dubai, fundada em 2016, também emitiu uma nota para comentar sobre a polêmica.
De acordo com a plataforma, a restrição de suas atividades envolvem apenas o atendimento a investidores qualificados e institucionais. Assim, não deverá comprometer seu funcionamento com seus clientes de varejo.
No entanto, a BitOasis se comprometeu a não receber novos cadastros de clientes, até que a situação esteja resolvida com o regulador.
“Para evitar confusão, queríamos esclarecer que isso não afeta nossa capacidade de continuar prestando serviços de corretor a nossos usuários de varejo existentes, embora nos comprometamos a não embarcar em novos clientes até que tenhamos cumprido totalmente os requisitos da VARA.”
Considerada uma das maiores corretoras locais de Dubai, a BitOasis se compromete a trabalhar com as autoridades, mantendo todo o processo transparente aos clientes.
Em 2023, a pressão cresceu no mercado de criptomoedas contra corretoras, principalmente nos Estados Unidos. A principal motivação dos reguladores para fiscalizarem tais plataformas envolve a falência da FTX, em novembro de 2022, que deixou um rastro bilionário de prejuízos em todo o mundo.