Corretora de criptomoedas trava saques e clientes registraram boletim de ocorrência

Operação recebeu alerta e seguiu operando. Agora, alega que ataque hacker paralisou seus sistemas.

Uma corretora de criptomoedas travou os saques em sua plataforma, sete meses após receber um alerta da CVM. Aos investidores, a equipe disse que foi alvo de um ataque hacker e que o protocolo de segurança foi ativado.

No entanto, os clientes seguem desconfiados de que o problema seja uma invasão cibernética realmente, visto que o negócio já passava por uma forte pressão em suas operações.

É comum que esquemas fraudulentos financeiros digam que foram alvos de ataques para ganhar tempo com clientes, principalmente quando a situação foge do controle. Não está claro se esse é o caso da BlueBenx ainda.

Corretora de criptomoedas trava saques no Brasil sete meses após alerta da CVM

No início de 2022, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um comunicado público sobre as atividades da Bluebenx, uma corretora de criptomoedas que prometia rendimentos com investimentos em Bitcoin.

Na ocasião, a autoridade brasileira já afirmava que o negócio era irregular e poderia causar problemas, visto que sua prática era “estranha”. Um dos pontos que chamava atenção da autarquia eram os comunicados da empresa, que afirmavam que seus funcionários eram certificados para operações de trade.

Ao ver o processo aberto pela CVM, a Bluebenx chegou a enviar uma proposta para encerrar o caso, com um pagamento de R$ 150 mil. A autarquia brasileira rejeitou a proposta da empresa indicando que achou arriscado celebrar o acordo na ocasião nos termos da suspeita.

Agora, clientes sofrem desde a última quinta-feira (8), quando foram notificados no final da noite de que a plataforma foi alvo de um ataque hacker e saques foram travados.

Para resolver os problemas, os clientes foram informados de um prazo de 180 dias, para que a Bluebenx resolva o incidente cibernético.

Clientes se revoltam, inundam Reclame Aqui e resgistram BO

Desde que o e-mail foi enviado aos clientes, muitos resolveram partir para ação pública e protocolaram reclamações pelo Reclame Aqui, inundando a plataforma de queixas sobre os travamentos de saques.

Os clientes dizem ter sido vítimas de um golpe milionário e registraram boletim de ocorrência em São Paulo.

Muitos clientes alegam que não confiam mais na empresa e não podem aguardar 180 dias para ter acesso ao dinheiro, pedindo respostas da Bluebenx sobre o caso.

A empresa que até então respondia os clientes até a última quarta-feira (10) parou com seu atendimento na plataforma, deixando as queixas com status de “Não Respondidas”, indicando que o suporte pode ter acabado.

De qualquer forma, em uma das últimas respostas, a corretora de criptomoedas que travou saques no Brasil admite que, desde o dia 5 de agosto, a plataforma passava por manutenções.

Uma das reclamações afirma que a empresa não paga o aluguel e que os donos já devem R$ 100 mil, sendo um possível golpe total.

“Venho aqui reclamar e deixar um alerta aos demais, essa empresa além de sumir com o dinheiro das pessoas. Não pagam aluguel, ME DEVEM MAIS DE 100MIL. Já estou tomando as medidas cabíveis inclusive na esfera criminal. Todos entrem em contato com a polícia. Já sumiram do meu imóvel.”

O Livecoins não encontrou o contato dos responsáveis pela empresa para comentários e o espaço segue em aberto para manifestações.

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Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

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