Infelizmente um assunto recorrente nas notícias de criptomoedas está relacionado a atividades criminosas. É comum ver toda semana que uma exchange foi hackeada ou que alguém caiu em um golpe do Twitter. Já faz quase um ano desde o maior roubo de criptomoedas na história das moedas digitais, e um novo ataque foi reportado, com a exchange Cryptopia sendo o alvo.
De acordo com um comunicado publicado pela Cryptopia, a corretora foi invadida ontem, 14 de janeiro. A equipe da empresa conseguiu interromper o ataque ao colocar a plataforma offline. Mesmo assim, uma quantidade significativa de dano foi causado pelos criminosos.
— Cryptopia Exchange (@Cryptopia_NZ) January 15, 2019
A equipe da Cryptopia disse ter notificado agências governamentais relevantes, como a Polícia da Nova Zelândia e a Unidade de Crimes de Tecnologia, que agora lideram a investigação.
O ataque é classificado como um grande crime, e é por isso que a corretora terá que ficar offline. A Cryptopia prometeu resolver a situação o mais rápido possível, a fim de permitir que os usuários continuem sua rotina diária de negociação.
A Cryptopia é conhecida por disponibilizar altcoins que nenhuma empresa mais séria disponibiliza, as famosas shitcoins, se você algum dia tiver dinheiro pra queimar e quiser comprar alguma criptomoeda com projeto inútil, a Cryptopia com certeza seria um bom lugar pra começar.
A disponíbilizadora de shitcoins também é a moradia de quem gosta de viver perigosamente, afinal, golpes de exit scam são mais comuns nesse tipo de ambiente.
Valor roubado não informado
A quantia roubada não foi informada. O que se sabe até agora é que uma enorme quantidade de Ethereum, 19.391 ETH (aproximadamente US $ 2,5 milhões) foi transferida da Cryptopia para uma carteira desconhecida, o que pode servir como uma indicação sobre a quantidade roubada.
Como era de se esperar, o comunicado da Cryptopia foi relativamente vago, com poucos detalhes, o que deixou os traders confusos e preocupados com seus fundos. Muitos esperam que a “empresa” tenha mantido a maioria dos fundos em cold wallet.
— Crypto Rand (@crypto_rand) January 15, 2019
Por isso que dizem que exchange não é carteira