“O Bitcoin é o ouro digital”, você provavelmente já ouviu isso muitas vezes e, em certo ponto, é uma afirmação verdadeira. Para tornar a relação desses ativos ainda mais próxima, a Paxful criou opções de negociação entre Bitcoin e Ouro.
A Paxful é uma corretora peer-to-peer (P2P) de Bitcoin e segundo o CEO, Ray Youssef, o novo serviço vem como uma resposta direta dos pedidos dos usuários. Agora os usuários possuem a opção de transferir ouro ou realizar trocas por Bitcoin.
Como sabemos, o Bitcoin é fácil de ser transferido para diferentes pessoas, já o ouro não possui essa mesma propriedade. Portanto, para as ações de transferência, será necessário que as duas partes concordem em como, quando e onde o ouro será entregue.
Essa pode parecer uma simples transação de pessoa para pessoa, mas a Paxful entrará como um intermediário para aumentar a segurança de todo o procedimento.
Sistema funciona semelhante ao “Mercado Pago” do Mercado Livre
Para evitar qualquer tipo de problema, o Bitcoin que será usado na transação vai ser enviado para uma conta de garantia, o valor só é liberado após a transferência do ouro ter sido confirmada por ambas as partes.
As negociações com ouro acima de US $ 50 devem passar por todos os protocolos de “conheça o seu cliente” (KYC, na sigla original), com procedimentos aprimorados de diligência prévia.
Ainda de acordo com Youssef, as negociações de ouro e Bitcoin já aconteciam de forma não-formal na plataforma. O CEO foi citado dizendo:
“Nossos usuários já estavam fazendo isso em uma escala relativamente alta. Nós não estávamos cientes por que é algo difícil de rastrear. Nós tivemos que falar com as pessoas.”
Ele disse que passou horas ligando para clientes através do suporte e muitos informaram que queriam negociar ouro utilizando Bitcoin.
Estratégia diferenciada da Paxful
A Paxful é uma corretora que se destaca por causa da sua posição de oferecer produtos inovadores e para mercados que geralmente são ignorados por companhias mais tradicionais.
A estratégia da corretora vem sendo apostar nos mercados fora do foco norte-americano e europeu que as outras plataformas possuem.
Com isso, a empresa tem uma forte base de usuários em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, como Nigéria, Malásia e Gana e a Venezuela.
O pedido para a negociação de bitcoin e ouro pode representar um aumento no interesse para transações fora do sistema tradicional. Esse é um efeito que alguns acreditam que vai ser fortalecido no futuro, com o Bitcoin ganhando cada vez mais dominância no mercado financeiro.
Segundo os dados da Paxful, durante o período de isolamento social, o número de novos usuários cresceu em 27%.
Esse é um fenômeno que provavelmente vai continuar acontecendo em diferentes plataformas, principalmente aquelas com foco em países com dificuldades econômicas.
Enquanto isso, aqui no Brasil não é incomum que corretas fechem as portas, alguns por causa da recente crise, já outros por motivos mais misteriosos.