Embora as corretoras Binance e Coinbase tenham sido o foco da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA no início dessa semana, a SEC aproveitou o momento para classificar diversas criptomoedas como valores mobiliários.
Das 19 criptomoedas mencionadas, quatro delas estão entre as 10 maiores do mercado: Binance Coin (BNB), Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polygon (MATIC).
Como consequência, algumas corretoras já estão abandonando alguns desses projetos. Para investidores, isso é preocupante conforme diminui a exposição do ativo, podendo afetar sua demanda e, por fim, seu preço.
Robinhood abandona negociações de três criptomoedas
Em nota publicada nesta sexta-feira (9), a empresa americana Robinhood anunciou que não estará mais trabalhando com as criptomoedas Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polygon (MATIC). A decisão terá efeito no próximo dia 27 de junho.
Além de criptomoedas, a Robinhood também atua com finanças tradicionais e ficou famosa por oferecer serviços sem comissão.
“Com base em nossa análise mais recente, decidimos encerrar o suporte para Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Solana (SOL) em 27 de junho de 2023”, informou a Robinhood. “Nenhuma outra moeda será afetada e suas criptomoedas ainda estão seguras na Robinhood.”
Ao que tudo indica, a decisão foi preventiva, a fim de evitar um processo da SEC, similar aos emitidos às corretoras Binance e Coinbase no início desta semana.
Além das três criptomoedas mencionadas, a Robinhood também trabalha com Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), USD Coin (USDC), Dogecoin (DOGE) e outras menores. Como notado, essas continuam sendo oferecidas normalmente.
Decisão da SEC pode mexer no top 10 das criptomoedas
Conforme as criptomoedas citadas como valores mobiliários pela SEC podem perder exposição no mercado, é possível que isso também tenha impacto em seus preços. Por outro lado, outros projetos podem emergir.
Portanto, é possível que a lista das 10 maiores criptomoedas do mercado passe por mudanças em um futuro próximo. Ou seja, moedas como BNB, SOL, ADA e MATIC podem perder seus postos para outras como Dogecoin (DOGE) e Litecoin (LTC).
No entanto, embora possa ser replicada por outros países no futuro, no momento a decisão da SEC afeta apenas o mercado americano, tendo impacto limitado. De qualquer forma, investidores devem estar atentos a pressão regulatória de governos.