Em 20 minutos de sessão na última terça-feira (27), a CPI das Pirâmides Financeiras de Criptomoedas aprovou 38 convocações de investigados, testemunhas e especialistas.
Entre os requerimentos mais aguardados, estava a convocação para algumas das principais pirâmides e fraudes do Brasil, como a GAS Consultoria, Atlas Quantum, Indeal e várias outras.
O Livecoins obteve a lista de requerimentos aprovada pelos parlamentares na CPI das Criptomoedas.
Especialistas convidados a falar sobre o funcionamento do mercado de criptomoedas: Primo Rico, Fernando Ulrich e outros
Entre os especialistas convocados pela CPI das Pirâmides Financeiras, está Fernando Ulrich, autor do livro “Bitcoin: A Moeda na Era Digital”, uma das primeiras obras no Brasil sobre o tema.
Além disso, Thiago Nigro, o Primo Rico, também está convidado a participar para explicar melhor sobre o funcionamento do mercado. Ele foi lembrado na CPI como sócio da Rico Investimentos, empresa do grupo XP que recentemente adotou o Bitcoin.
Outros especialistas que deverão colaborar com explicações de como funciona o mercado são:
Matheus Puppe;
- Bernardo Srur;
- Courtnay Guimarães;
- Mauricio Tovar Gutiérrez;
- Monica Taher;
- André Franco;
- Cláudio Goldberg Rabin;
- Carlo Cauti;
- Artêmio Ferreira Picanço Neto;
- Luciano Regis da Costa;
- Caio Sanas;
- Erik Navarro Wolkart;
- Caio Oliveira Ramos da Motta;
- Karen Duque.
Representantes de corretoras e plataformas de criptomoedas também devem se pronunciar
Apesar da Lei das Criptomoedas ter entrado em vigor na última semana, no dia 20 de junho de 2023, o Banco Central do Brasil ainda não definiu as regras em detalhes.
Por isso, a CPI quer ouvir representantes destas empresas, para que eles expliquem melhor sobre seus funcionamentos.
Estão convocados assim:
- Guilherme Haddad Nazar (diretor-geral da Binance no Brasil);
- Fabricio Tota, Diretor de Negócios do Mercado Bitcoin;
- Senhor Daniel Coqueiri, CEO da Liqi Digital Assets;
- Senhor Marcos Jarne, Diretor-Geral e Head Jurídico da Crypto;
- Senhor Daniel Vogel, Diretor-Executivo da Bitso Brasil:
- Senhora Juliana Piassa, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Global da OKX;
- Senhor Diego R., Gerente Regional da KuCoin Exchange;
- Senhor Daniel Mangabeira, Vice-presidente de Relações Governamentais para as Américas da Binance;
- Senhor Caio Nascimento, Líder de Marketing para Europa e América Latina da Bitget;
- Senhor João Canhada, CEO e fundador da Foxbit;
- Senhora Beibei Liu, CEO da NovaDAX.
Entre outros convidados a CPI estão Reinaldo Rabelo, representante da MB; Jonathas Carrijo, representante da Bitpreço; João Canhada, representante da Foxbit; João Paulo Oliveira, representante da Nox; Rodrigo Batista, representante da Digitra; Guilherme Haddad Nazar (diretor-geral), Daniel Mangabeira, Mayra Siqueira, Thiago S de Carvalho, representantes da Binance; Antonio Neto, representante da FTX Brasil; Fabio Tonetto Plein, representante da Coinbase; Beibei Liu, representante da Novadax; Andre Portilho, representante da Mynt; Thales Freitas, representante da Bitso.
Além disso, outros convocados são os nomes de Reinaldo Rabelo, representante da MB; Cristian Bohn, representante da Parfin; João Canhada, representante da Foxbit; Luis Silva, representante da Cloudwalk; Edisio Neto, representante da Zro Bank.
Big techs e emissoras de TV do Brasil convocadas
Nas primeiras reuniões da CPI, os deputados federais chegaram a analisar pedidos para convocar Big Techs e representantes de emissoras de televisão no Brasil. Contudo, os pedidos foram adiados naquela ocasião.
Na última terça, em uma aprovação rápida, os deputados voltaram a analisar os pedidos e aprovaram as convocações.
Em relação as big techs, grandes empresas de tecnologia, receberão ofícios a Meta (empresa responsável pelo Instagram, Facebook e Whatsapp), Google, Telegram, TikTok, Twitter.
Já em relação a emissoras de TV, as convidadas são o Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo Globo, Grupo Record, RedeTV!, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Donos de possíveis pirâmides financeiras convocados como investigados
São muitas as empresas possivelmente fraudulentas na mira da CPI das Pirâmides Financeiras de Criptomoedas. Na última semana, por exemplo, a convocação dos líderes da Braiscompany já havia tramitado com sucesso no legislativo.
Contudo, em nova sessão, os parlamentares aprovaram a convocação do faraó dos bitcoins, Glaidson Acácio dos Santos, dono da GAS em Cabo Frio (RJ).
Os donos e líderes da Atlas Quantum, Indeal, MSK Invest, X Capital Bank, Trust Investing, Zurich Capital, “Consultoria em Tecnologia da Informação Ltda”, G44, Genbit, RC Consultoria, CointradeCx, estão entre os convocados como testemunhas.
Além disso, a CPI requer informações a Polícia Federal e Ministério Público sobre operações contra os golpes, assim como a outras autoridades estaduais que deflagraram ações contra esquemas citados na Comissão de Inquérito Parlamentar.
A próxima reunião da CPI ocorre na próxima terça-feira (4/7), a partir das 14 horas, na Câmara dos Deputados em Brasília.