A corretora de criptomoedas CREX24 teve problemas com comunidade brasileira recentemente, quando foi exposta por tentar abafar um caso de hack, no entanto, ao invés de tentar resolver a situação e recuperar sua reputação, a empresa está deixando de oferecer serviços para brasileiros.
Os usuários da CREX24 que tentam logar na plataforma estão recebendo um e-mail afirmando que contas do Brasil não podem mais usar a plataforma.
“Olá! Você recebeu esse e-mail porque sua conta foi loggada através de um endereço de IP brasileiro. Infelizmente a nossa corretora não pode oferecer serviços para os residentes do Brasil.”
Não apenas isso, o e-mail também informa que quem possui criptomoedas na corretora precisa realizar o saque antes em até duas semanas, possivelmente bloqueando as criptomoedas depois do prazo.
“Se você é um residente do Brasil, por favor saque seus fundos da nossa corretora antes do dia 7 de junho de 2022. Contate o nosso suporte ao cliente caso esteja tendo problemas para realizar o saque.”
Sendo assim, a corretora oficialmente está fora de atuação no Brasil, até mesmo com um prazo final para que os clientes possam recuperar suas criptomoedas.
A Crex24 não publicou um comunicado explicando a decisão de deixar de oferecer serviços para os brasileiros e nas redes sociais ela diz que não oferece seus serviços apenas no Reino Unido, EUA, Canadá e Israel.
https://twitter.com/crex_24/status/1087709041189683200
De acordo com o site oficial, a CREX24 tem sede na Estônia e a maioria de seus clientes estão na Rússia.
A Estônia não é um país considerado hostil para empresas de criptomoedas e não houve alterações nas leis que determinassem que tais empresas deixassem de oferecer serviços no Brasil, levando a crer que se trata de uma decisão da própria empresa.
A Crex24 foi procurada para comentar a decisão, mas até o fechamento da matéria não havia enviado uma resposta.
Corretora CREX24 foi acusada de tentar abafar ataque hacker
Em 2020 a corretora foi acusada de tentar abafar um ataque hacker, que estava afetando clientes no mundo todo. A situação acabou deixando investidores sem respostas e fez outros perderem dinheiro.
Após o hack a corretora aumentou a dificuldade de aprovação de KYC com alegações diversas. Várias moedas ficaram com saques e depósitos interrompidos e nenhuma posição formal sobre a regularização da situação foi tomada por semanas, todos sinais de que um golpe de saída por insolvência estava prestes a acontecer.
Na época um cliente que conversou de forma exclusiva com o Livecoins, mas preferiu não se identificar, declarou um prejuízo enorme. Foram cerca de R$ 150 mil perdidos na CREX24. Casos semelhantes foram reportados em diversos sites.
Ao que tudo indica, a corretora foi tão exposta pelos clientes brasileiros que ela decidiu se vingar deixando de atuar no país. Além disso, é possível que os problemas de confiança tenham feito com que as autoridades financeiras ficassem de olho nas atividades da corretora.
Felizmente é bem provável que devido à má-reputação os clientes brasileiros não contavam mais com os serviços da CREX24 e o prejuízo com o fim das suas atividades por aqui afetarão poucos.