Do Kwon, co-fundador da Terraform Labs, está processando a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) após receber uma intimação durante uma conferência da Messari que acabou deixando o organizador do evento enfurecido a ponto de decidir se candidatar a senador.
A Terraform Labs está por trás do desenvolvimento da criptomoeda Terra (LUNA). Hoje ela é a 11ª maior criptomoeda por valor de mercado, com uma capitalização de 96 bilhões de reais.
Segundo Do Kwon alega no processo, a SEC violou as suas próprias leis ao entregar uma intimação de um processo formal em frente a outras pessoas, que testemunharam o ato.
O curioso caso da intimação
Após o evento Mainnet 2021, Ryan Selkis, fundador da empresa Messari que promovia o evento, apareceu no Twitter enfurecido alegando que a SEC teria comparecido no evento e então entregado uma intimação a um dos palestrantes.
“Se você está se perguntando quando eu realmente decidi me candidatar a senador, foi quando esses filhos da p#ta vieram ao meu evento, não compraram um ingresso e entregaram uma intimação a um dos palestrantes.”
https://twitter.com/twobitidiot/status/1440046283041820672
Conforme nomes não foram citados na data, muitos especularam alguns projetos de DeFi que estão na mira reguladores americanos. Um deles acertou: Do Kwon, co-fundador da Terraform Labs, responsável pela criptomoeda Terra, de sigla LUNA.
Do Kwon ?
— Evanss6.eth (@Evan_ss6) September 20, 2021
O feitiço virou contra o feiticeiro
O caso tomou um rumo inesperado na sexta-feira, 22 de outubro, quando Do Kwon e a Terraform Labs resolveram processar a SEC alegando que a mesma não seguiu as suas próprias leis, citando que procedimentos investigativos formais devem ser privados e este ocorreu entre 2.000 pessoas, além de outras possíveis irregularidades.
O processo também alega que a intimação de forma pública foi uma “exibição intencionalmente descarada com o objetivo de intimidar e causar embaraço diante do público”, fazendo também com que fosse criada uma especulação da imprensa sobre o caso.
A intimação da SEC está relacionada ao Mirror Protocol, um protocolo construído dentro da Terra para negociação de ações, e que segundo a Terralabs, é governado de forma descentralizada pela comunidade.
Até o momento não houve resposta por parte da SEC.