Joseph Lubin, fundador da ConsenSys e co-fundador da Ethereum publicou recentemente um post onde descreve a criptomoeda do Facebook como “um lobo centralizado vestido de ovelha descentralizada”.
Lubin reconhece que a moeda Libra é projetada para envio de dinheiro de forma rápida e barata, mas observa que o Facebook está ciente da falta de confiança entre a empresa e o público. Como tal, Joseph diz: “Não preciso confiar no Facebook e em outros intermediários para confiar na Libra?”
Como ele ressalta, o nome da gigante da mídia social quase nunca é mencionado no whitepaper ou em seus documentos técnicos, sugerindo que o Facebook está consciente da falta de confiança que o público tem na empresa.
Além disso, Lubin observa que, com o whitepaper da Libra, o Facebook não elimina a “confiança subjetiva” como a maioria das blockchains tem a intenção de fazer. Em vez disso, o Facebook está realmente nos pedindo para confiar neles.
Continuando com o tema da confiança, Lubin observa que a Libra exige nossa confiança de que acabará por se transformar em um sistema descentralizado”, em vez de mantê-lo nas mãos de 28 empresas.
O co-fundador da Ethereum, em seguida, afirma que os investidores mais jovens provavelmente estarão “mais interessados em sistemas de pagamento baseados em protocolos verdadeiramente descentralizados do que em concordar em se verificar no Facebook”.
Isso se torna ainda mais verdadeiro quando se considera quanto dinheiro o Facebook ganha com a venda de dados de usuários. Lubin levanta preocupações sobre o que pode acontecer se começarmos a dar ao Facebook informações sobre nossas finanças pessoais também.
“mesmo que tenham a melhor das intenções – ‘acidentes’ e incursões acontecem quando se confia em arquiteturas centralizadas”, diz ele.
Finalmente, Lubin revela que sua empresa começou a revisar o código-fonte da moeda.