Criptomoedas podem mudar as eleições presidenciais dos EUA, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Digital Currency Group (DCG), empresa-mãe da Grayscale, revela que 1 a cada 5 eleitores consideram que as criptomoedas são um “tema-chave” nas eleições presidenciais dos EUA de 2024. O documento foi publicado nesta terça-feira (7).

Segundo os dados do DCG, 14% dos americanos investem em criptomoedas e outros 12% já investiram. Os números são próximos aos divulgados por outra pesquisa que deixa os EUA como o 3º país com o maior número de investidores de criptomoedas do mundo.

Os presidenciáveis obviamente já sabiam desses números. Afinal, mesmo faltando meses para as eleições, vários deles já se pronunciaram sobre o assunto e alguns até mesmo mudaram o tom de seus discursos.

Americanos querem saber o que seus candidatos têm a dizer sobre criptomoedas

A pesquisa do DCG, feito em parceria com o Harris Pool, conta com 45 páginas e revela que as criptomoedas podem definir as eleições dos EUA. Isso porque 30% dos 1.201 entrevistados se diz a favor das criptomoedas e 91% deles planejam votar em novembro.

Dentre as principais perguntas, 1 a cada 5 pessoas afirmou que as criptomoedas são um assunto-chave nas eleições de 2024. Já 40% deles gostariam que seus candidatos falassem mais sobre moedas digitais.

26% dos eleitores prestam atenção na posição de seus candidatos em relação às criptomoedas. 21% dos eleitores acreditam que as criptomoedas sejam uma questão importante ao escolher seus candidatos. Fonte: DCG/Reprodução.
26% dos eleitores prestam atenção na posição de seus candidatos em relação às criptomoedas. 21% dos eleitores acreditam que as criptomoedas sejam uma questão importante ao escolher seus candidatos. Fonte: DCG/Reprodução.

Enquanto 48% dos eleitores afirmaram que “não confia em políticos que interfiram nas criptomoedas”, esse número sobe para 63% entre aqueles que se consideram pró-cripto. No entanto, nem tantos se mostraram preocupados com legislações sobre o setor, diminuindo o número para 36%.

Outra pergunta que apresenta uma grande divergência entre os grupos é sobre “as criptomoedas serem o futuro”. Enquanto 79% das pessoas a favor das criptomoedas acreditam que isso seja uma verdade, o número cai para 35% no total.

De qualquer forma, ambos concordam que o sistema financeiro atual está desatualizado e precisando de reformas.

Eleitores americanos acreditam que o atual sistema financeiro está desatualizado, mas nem todos concordam que as criptomoedas sejam o futuro. Fonte: DCG/Reprodução.
Eleitores americanos acreditam que o atual sistema financeiro está desatualizado, mas nem todos concordam que as criptomoedas sejam o futuro. Fonte: DCG/Reprodução.

Candidatos à presidência dos EUA sabem da força das criptomoedas

Embora essa pesquisa tenha sido publicada apenas nesta terça-feira (7), presidenciáveis americanos já sabiam desses dados. Ainda no ano passado, diversos candidatos abordaram o tema em suas campanhas, incluindo Robert F. Kennedy Jr., Ron DeSantis, Vivek Ramaswamy e outros.

O maior destaque fica para Donald Trump, principal adversário de Joe Biden. Isso porque o ex-presidente americano já foi um crítico do Bitcoin, mas recentemente lançou diversas coleções de NFT e mudou o tom de seus discursos.

Em janeiro, por exemplo, Trump disse ser contra a criação do dólar digital ao afirmar que a CBDC será “uma ameaça” para a liberdade, enquanto pontuava que o governo poderá confiscar o dinheiro de qualquer cidadão caso o projeto seja aprovado.

Por fim, é difícil saber se as falas dos candidatos são meras tentativas de obtenção de votos ou se eles realmente acreditam no Bitcoin. Independente disso, é incrível ver como as criptomoedas se tornaram tão grandes a ponto de mudar a história dos EUA.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias