O Bitcoin novamente é associado a um golpe, dessa vez junto da criptomoeda Ethereum e da corretora Bakkt. Cabe o destaque que a Bakkt, exchange regulamentada pelos EUA, nem oferece produtos relacionados à Ethereum.
Além disso, não há nenhum airdrop sendo realizado pela Bakkt no início dessa operação. Com isso, o website fake está tentando apenas roubar criptomoedas de usuários inexperientes que buscam a nova corretora.
Golpe cita airdrop de Bitcoin e Ethereum realizado pela Bakkt
O site oficial da Bakkt.com não anuncia nenhum airdrop de criptomoedas, nem de Bitcoin e muito menos de Ethereum, sendo este apenas mais um golpe. Cabe o destaque que a tática utiliza a inexperiência das pessoas para obter criptomoedas.
A explicação seria porque um website suspeito, chamado bakktlaunch, oferece 5 mil Bitcoins. No preço atual do Bitcoin (BTC), o valor seria de R$ 174 milhões oferecidos neste airdrop. O website ainda mostra um explorador de blocos fake, como se estivesse processando as recompensas. Além disso, há um contador regressivo, como se os cinco mil bitcoins estivessem acabando. Entretanto, de acordo com análise feita pelo Livecoins, não há nenhum BTC no endereço do golpe.
De fato, o endereço Ethereum também não possui nenhuma moeda processada. Semelhante ao caso anterior, foi oferecido 10 mil ETH como recompensa, sendo que já estaria acabando. Na cotação do Ethereum atualmente, o valor seria de R$ 7 milhões de recompensas.
Airdrop tem sido tática comum para roubar criptomoedas
As campanhas de airdrop ficaram populares na comunidade de criptomoedas, após oferecer recompensas como marketing. Entretanto, após o período de baixa de mercado em 2018, muitos projetos deixaram de existir. Além disso, muitos airdrops prometiam recompensas, mas não eram nada mais que golpes.
Com isso, atualmente a maior parte dos airdrops existentes podem vir a ser no mínimo suspeitos. Nas redes sociais, golpistas afirmam conseguir o “milagre da multiplicação” com está prática. No fim das contas, nenhuma criptomoeda é obtida, e dados são passados aos golpistas.
Com isso, os iniciantes em criptomoedas devem ter cuidados com golpes com Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas. O “almoço grátis” pode sair mais caro do que se imagina.