Golpistas começaram a usar uma especie de “deepfake” para roubar criptomoedas. Em um vídeo denuncia publicado no youtube, os trapaceiros virtuais se passam por Justin Sun, o fundador da criptomoeda Tron, uma das mais conhecidas do mercado para enganar vítimas.
O esquema de deepfake tenta roubar criptomoedas de usuários desatentos. Para isso, os criminosos entram em contato com as vítimas com o pretexto de fazer parcerias com a Tron.
Deepfake é uma tecnologia para criar vídeos falsos (mas realistas) utilizando inteligência artificial (IA). Os golpistas convidam as vítimas para uma vídeo chamada ao vivo pelo Skype com o “próprio CEO da Tron”.
Quando os convidados iniciam a chamada pelo Skype, no entanto, são recebidos por um vídeo gravado previamente, mas agora dublado com a voz do golpista, uma espécie de “deepfake” sem a Inteligencia Artificial.
Para enganar a vitima, o golpista pausa o vídeo onde Justin Sun aparece sempre que a vítima começa a falar. O efeito final fica igual a um filme enlatado e mal dublado.
Golpista pede valor mínimo de R$ 175 mil (com desconto)
Apesar do exemplo acima deixar claro que os golpistas são amadores e provavelmente novos no mundo da deepfake, uma das vítimas descreveu o golpe como “o mais avançado em criptomoedas”.
Em outra denuncia, onde os mesmos golpistas tentam enganar outra vítima, o falso Justin Sun oferece listagens de criptomoedas em várias corretoras e uma oportunidade de migrar um projeto para a blockchain Tron.
O golpista pede um “investimento mínimo” de US $ 32.000 (R$ 175.392,00) – que está com desconto de 40%. A vítima é convidada a assinar um contrato para selar o acordo.
As montagens mal feitas a principio nos fazem rir, entretanto, liga um alerta para uma ameça que se aproxima, os golpes com deepfake.
Avanço da tecnologia deepfake é assustador
Com o avanço da tecnologia, muitos golpistas começarão a usar vídeos falsos para enganar vítimas, e se atualmente muitas pessoas já acreditam em uma simples foto, imagine quando virem “seu ídolo” em um vídeo pedindo um “investimento.
Quanto tempo vai levar para que os vídeos fiquem perfeitos e nós não possamos mais saber se é real ou falso?
A criação de vídeos falsos com deepfake ainda é uma novidade, mas, é imporatnte que as pessoas tenham conhecimento que a tecnologia avança rápido e precisam reconhecer o tamanho da ameaça.
A deepfake deve ser usada em larga escala para fraudes financeiras nos próximos meses, e poucas pessoas ou empresas têm conhecimento da rapidez com que a tecnologia avança.
Alguns dos últimos deepfakes publicados são tão bem feitos que a maioria das pessoas não sabem que são falsos.
Veja um exemplo abaixo onde Robert Downey Jr e Tom Holland estão em “De volta para o Futuro”: