Um deputado francês assinou uma petição que pode permitir que o Banco da França compre Bitcoin e outros ativos digitais. Se a petição atingir a meta de assinaturas, ela será encaminhada ao Senado francês.
Até o momento, a petição obteve 490 das 100.000 assinaturas exigidas.
Jean-Michel Mis, que é membro do Parlamento francês e também CEO de uma empresa de desenvolvimento de blockchain, quer fazer da França um país pró-criptomoedas.
A petição foi originalmente apresentada pelo CEO da Ark Ecosystem, François-Xavier Thoorens no início deste mês. Ele cita empresas como Tesla e MicroStrategy como exemplos de grandes players que compraram grandes somas de Bitcoin.
“Agora é vital para a França adotar uma lei estratégica antecipando as mudanças que virão no campo dos valores virtuais. Muitas empresas já adquiriram grandes somas (da ordem de vários bilhões de euros) de Bitcoin (Microstrategy, Tesla para citar apenas os mais conhecidos).”
Ma pétition sur le site du sénat est en ligne. Celle ci vise à mandater la banque de France à acheter du #Bitcoin au même titre que l'orhttps://t.co/4t4pTedRNW
Signez et faites tourner !
— fx thoorens 🔑 🪪 *deshosted* (@fxthoorens) March 10, 2021
A petição também fez referência ao plano da cidade de Miami de investir suas reservas do tesouro no ativo digital.
“A França deve adotar uma estratégia nesta área e uma lei que permita sua aplicação. Proponho, portanto, uma atualização do Código Monetário e Financeiro para dotar o Banque de France da capacidade de comprar, vender e manter bitcoins e outros cripto-ativos que julgar adequados.”
Je signe l’initiative de @fxthoorens 🖌
Enfin une pétition en ligne qui prend vos idées, pas vos données ✅Amendement autorisant la @banquedefrance à acheter du #bitcoin et d'autres #cryptoactifs
Ne ratons pas le coche !@FranceConnectID @CNIL https://t.co/Q0i4aqjTcl— Jean-Michel MIS (@JeanMichelMIS) March 12, 2021
O deputado é co-fundador da Federação Francesa de Profissionais de Blockchain (FFPB), uma iniciativa criada para apoiar o crescimento da indústria de blockchain na França.
Ele revelou em entrevista no ano passado que possui algumas criptomoedas, mas não se considera um investidor no “sentido estrito do termo”.
Graças à assinatura do deputado, a petição tem recebido considerável atenção, o que é certamente uma boa notícia para a indústria de criptomoedas.