Desenvolvedor propõe melhoria no Bitcoin

Nova polêmica com tamanho dos blocos!

Um desenvolvedor do Bitcoin Core fez uma proposta para diminuir o tamanho dos blocos do Bitcoin e há quem dê apoio a essa iniciativa.

Em 2017, antes do grande aumento dos preços do Bitcoin, Luke Dash Jr havia realizado uma proposta para diminuir o bloco minerado.

Só que o assunto foi encerrado quando as taxas da rede alcançaram valores altíssimos junto com o aumento dos preços da principal moeda, que chegou a valer em dezembro cerca de U$ 20 mil por unidade. As taxas de transação chegaram a patamares de U$ 40, algumas até mais.

A proposta volta a tona em um outro momento, em que os preços do mercado seguem em baixa com o maior tempo em quedas, período que está sendo apelidado de inverno cripto.

Com a Proposta de Melhoria de Bitcoin (BIP) feita por Luke novamente em 7 de fevereiro de 2019, os blocos do Bitcoin teriam cerca de 300 kb de tamanho, cerca de um terço do tamanho atual que é de 1mb.

De acordo com Luke, “Esse patch reforçaria um fork simples (softfork), reduzindo o tamanho dos blocos Bitcoin para cerca de 300kb entre 1 de agosto e 31 de dezembro”.

Já em um debate pelo Twitter, a comunidade tem demonstrado apoio, com um empreendedor de criptomoedas chamado Vinny Lingham dizendo que “1mb é um número arbitrário e se o Bitcoin depender de segunda camada para escalar, então não faz sentido mantê-lo em 1mb. Reduzir para 350k, de acordo com a pesquisa de Luke Dash Jr, é prático e pode ajudar a mover as transações para a camada 2”. Essa camada dois seria a Lightning Network.

A Lightning Network tem visto um grande aumento de canais e transações acontecerem, sendo uma crença da comunidade Bitcoin Core que esta é a maneira correta para que a moeda processe mais transações.

Essa tecnologia tem sido testada amplamente com a Tocha do Bitcoin que está rodando o mundo, podendo já neste “protótipo” apresentar falhas de segurança para correção, como disse Andreas Antonopoulos.

Apesar disso, até o momento não há um fato que desabone a LN, o que faz com que a proposta de Luke tenha sentido para seus apoiadores.

O debate do tamanho dos blocos do Bitcoin é algo polêmico, sendo que moedas alternativas (altcoins) foram criadas para tentar aumentar a escalabilidade diretamente na rede (onchain), com o Bitcoin Cash e Bitcoin SV sendo os hard forks mais famosos nessa disputa.

O Bitcoin é uma criptomoeda pensada para ser utilizada em transações no cotidiano das pessoas, sem empresas ou governos por trás e possui na visão de seus críticos grandes problemas com a quantidade de transações por segundo que a rede processa (TPS).

Mediante isso, a LN junto com a diminuição do tamanho dos blocos, mesmo que temporário como é a proposta de Luke Dash Jr, pode mostrar uma nova realidade ao mundo. Quem ainda não confia na Lightning Network Seguiremos acompanhando o caso.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias