Desenvolvedor propõe melhoria no Bitcoin

Nova polêmica com tamanho dos blocos!

Siga no

Um desenvolvedor do Bitcoin Core fez uma proposta para diminuir o tamanho dos blocos do Bitcoin e há quem dê apoio a essa iniciativa.

Em 2017, antes do grande aumento dos preços do Bitcoin, Luke Dash Jr havia realizado uma proposta para diminuir o bloco minerado.

Só que o assunto foi encerrado quando as taxas da rede alcançaram valores altíssimos junto com o aumento dos preços da principal moeda, que chegou a valer em dezembro cerca de U$ 20 mil por unidade. As taxas de transação chegaram a patamares de U$ 40, algumas até mais.

A proposta volta a tona em um outro momento, em que os preços do mercado seguem em baixa com o maior tempo em quedas, período que está sendo apelidado de inverno cripto.

Com a Proposta de Melhoria de Bitcoin (BIP) feita por Luke novamente em 7 de fevereiro de 2019, os blocos do Bitcoin teriam cerca de 300 kb de tamanho, cerca de um terço do tamanho atual que é de 1mb.

De acordo com Luke, “Esse patch reforçaria um fork simples (softfork), reduzindo o tamanho dos blocos Bitcoin para cerca de 300kb entre 1 de agosto e 31 de dezembro”.

Já em um debate pelo Twitter, a comunidade tem demonstrado apoio, com um empreendedor de criptomoedas chamado Vinny Lingham dizendo que “1mb é um número arbitrário e se o Bitcoin depender de segunda camada para escalar, então não faz sentido mantê-lo em 1mb. Reduzir para 350k, de acordo com a pesquisa de Luke Dash Jr, é prático e pode ajudar a mover as transações para a camada 2”. Essa camada dois seria a Lightning Network.

A Lightning Network tem visto um grande aumento de canais e transações acontecerem, sendo uma crença da comunidade Bitcoin Core que esta é a maneira correta para que a moeda processe mais transações.

Essa tecnologia tem sido testada amplamente com a Tocha do Bitcoin que está rodando o mundo, podendo já neste “protótipo” apresentar falhas de segurança para correção, como disse Andreas Antonopoulos.

Apesar disso, até o momento não há um fato que desabone a LN, o que faz com que a proposta de Luke tenha sentido para seus apoiadores.

O debate do tamanho dos blocos do Bitcoin é algo polêmico, sendo que moedas alternativas (altcoins) foram criadas para tentar aumentar a escalabilidade diretamente na rede (onchain), com o Bitcoin Cash e Bitcoin SV sendo os hard forks mais famosos nessa disputa.

O Bitcoin é uma criptomoeda pensada para ser utilizada em transações no cotidiano das pessoas, sem empresas ou governos por trás e possui na visão de seus críticos grandes problemas com a quantidade de transações por segundo que a rede processa (TPS).

Mediante isso, a LN junto com a diminuição do tamanho dos blocos, mesmo que temporário como é a proposta de Luke Dash Jr, pode mostrar uma nova realidade ao mundo. Quem ainda não confia na Lightning Network Seguiremos acompanhando o caso.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Piscina de natação competição Mercado Bitcoin

Mercado Bitcoin patrocina principal torneio de natação brasileiro

Um dos principais torneios de natação do Brasil será patrocinado pela corretora Mercado Bitcoin na próxima semana. Com início na próxima quarta-feira (9), a...

Fox Business confunde Bitcoin e entrevista apoiador do Bitcoin SV

A Fox Business entrevistou ontem Jimmy Nguyen, um apoiador da criptomoeda Bitcoin SV (BSV), uma cópia de uma outra cópia do bitcoin que se...

“Ninguém vai banir o Bitcoin”, diz diretor do Dep. do Tesouro dos EUA

Brian Brooks, o diretor do Gabinete Controlador da Moeda (em inglês, Office of the Comptroller of the Currency - OCC) comentou sobre os rumores de...

Últimas notícias

Fox Business confunde Bitcoin e entrevista apoiador do Bitcoin SV

A Fox Business entrevistou ontem Jimmy Nguyen, um apoiador da criptomoeda Bitcoin SV (BSV), uma cópia de uma outra cópia do bitcoin que se...

“Ninguém vai banir o Bitcoin”, diz diretor do Dep. do Tesouro dos EUA

Brian Brooks, o diretor do Gabinete Controlador da Moeda (em inglês, Office of the Comptroller of the Currency - OCC) comentou sobre os rumores de...

PayPal: “Criptomoedas precisam de regulação”

Para o CEO do PayPal, Dan Schulman, o mercado de criptomoedas precisa trabalhar em estreita colaboração com reguladores para ter uma "chance de sobrevivência"....