Os desenvolvedores de Solidity são os programadores mais bem pagos do mundo, de acordo com o DevJobs Scanner, um site especializado em vagas de trabalho para programadores.
O Solidity, linguagem de programação do Ethereum, “está ganhando muita força”, disse Logan Dev, fundador do site. Os altos salários se devem ao baixo número de profissionais, disse ele, acrescentando ainda:
“Embora o salário médio seja de US$ 151 mil por ano, algumas ofertas atingiram um pico de US$ 1 milhão. Portanto, se você estiver em tecnologias web3/blockchain, aprender a Solidity deve ser uma obrigação.”
A linguagem Rust não fica muito atrás, mas curiosamente este site específico tem 417 empregos para Solidity e 523 empregos para Rust.
As vagas de emprego, portanto, são quase as mesmas e, curiosamente, notamos recentemente um aumento nas contratações para cargos.
A Wells Fargo, por exemplo, está buscando um “Gerentes de Produto de Inovação Blockchain”.
Enquanto a Austin Werner Ltd está procurando por um Engenheiro de Solidity Sênior Web3 e eles estão pagando de $ 250.000 a $ 350.000 por ano.
Ninguém sabe o que “Sênior” quer dizer aqui, considerando que Solidity é uma linguagem que tem apenas sete anos de idade.
Presumivelmente, eles se referem a alguém que pode “arquitetar com confiança um sistema baseado em blockchain envolvendo cunhagem baseada em garantias e oráculos de preços”.
Muitos dos trabalhos em Ethereum e Blockchain que encontramos estão em agências de recrutamento e headhunters, fornecendo poucos detalhes em relação ao salário ou à empresa.
Muitos são em relação a fundos de hedge, focados em criptomoedas ou não, enquanto o Raw Solidity viu um aumento de popularidade principalmente devido ao advento do setor de DeFI.
Isso estimulou várias startups de Solidity, cada uma se diferenciando, mas elas também estão em uma competição acirrada.
As batalhas por talentos podem ficar fora de controle, especialmente para programadores seniores de Solidity, que provavelmente não chegam a mais de 100 ou talvez 1.000 globalmente e principalmente administram sua própria empresa/projeto.
Mas devido à natureza muito nova desse espaço, Senior também pode ser um garoto do ensino médio que passou o verão aprendendo a programar.
Falta de profissionais
Os altos salários, portanto, são naturalmente afetados pelo baixo número de candidatos, mas também pelas barreiras muito baixas de os programadores lançarem suas próprias moedas, em vez de trabalhar para uma empresa.
Muitas universidades agora oferecem cursos de blockchain e Solidity, então a disponibilidade de candidatos formalmente treinados aumentará, mas se isso afetará os salários ainda não se sabe, porque enquanto houver muitos programadores, também haverá provavelmente muitas startups.
Ao contrário dos outros campos de programação, onde agora existem muitos gigantes da tecnologia para fornecer um emprego estável, Solidity é sem dúvida mais a linguagem de programação de startups.
Talvez você consiga um emprego estável em Solidity quando terminar a faculdade, mas isso provavelmente seria em uma startup para um futuro próximo, e esse risco também pode explicar parcialmente os salários mais altos.
Outra explicação parcial pode ser o fato de que, embora esse espaço tenha crescido para acomodar alguns processos de copiar e colar ou processos estabelecidos, ele ainda funciona principalmente em inovação, diferenciação e inovação, o que pode significar escrever código original e isso, por sua vez, significa que você precisa de um nível decente de intelecto.
Esses são naturalmente escassos, então até que os pioneiros construam todos os cubículos para todo o resto, os salários provavelmente não apenas permanecerão altos, mas continuarão superando outros campos onde há menos inovação, dependendo obviamente se esse nível de inovação continuará neste campo, o que provavelmente acontecerá se o avanço da zk-tech escalar as blockchains públicas.