Ray Dalio, famoso investidor americano e fundador da Bridgewater, conversou sobre inflação, ações e Bitcoin com o Andrew Sorkin da CNBC nesta terça-feira (24). Na ocasião, Dalio afirmou que moedas fiduciárias são um lixo, ações são piores ainda e revelou possuir um pequeno investimento em Bitcoin.
A conversa ocorreu em Davos, na Suíça, onde mais de 2.500 líderes mundiais estão se reunindo nesta semana para participar do Fórum Econômico Mundial. Um assunto de interesse mútuo é a alta inflação, observada em todos países, servindo de “porta de entrada” para o Bitcoin.
Como era esperado, o evento também contará com a presença de Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil. Embora seja difícil acreditar que Guedes fale sobre criptomoedas no evento, o ministro falou sobre o assunto na semana passada, prometendo impostos.
Dinheiro está perdendo poder de compra, afirma Ray Dalio
Após ser questionado pelo apresentador Andrew Sorkin se o famoso investidor ainda acredita que dinheiro é lixo, Ray Dalio respondeu à pergunta com outra, quase retórica.
“É claro que dinheiro ainda é lixo. Você sabe quão rápido seu dinheiro está perdendo poder de compra?”
Citando que sente estes efeitos por conta da inflação nos EUA, Sorkin então aponta que quem está investindo em ações está perdendo ainda mais. Afinal, muitas ações estão despencando, o que amplifica esta perda de poder de compra.
“Ações são um lixo maior ainda”, respondeu Ray Dalio
"Cash is still trash," says @RayDalio. "Equities are trashier. The question is what is going to get you a real return, so we've shifted into an environment where assets that do well almost like in the 70s–real return assets in its various ways are the best investments." pic.twitter.com/eZr7x7v3zT
— Squawk Box (@SquawkCNBC) May 24, 2022
Bitcoin está no portfólio do lendário investidor
Separando o Bitcoin de outras criptomoedas, Ray Dalio aponta que o BTC é um ativo interessante para ter em um portfólio. Não só apontando que este pode ser a próxima forma de dinheiro do mundo como também apontando seu êxito na última década.
“Penso que criptomoedas e [a tecnologia] blockchain são ótimas, mas vamos ao ouro digital. Acredito que o ouro digital, que seria o Bitcoin, é algo que provavelmente serve como diversificação ao ouro,” declarou Ray Dalio. “Mas penso que estamos em um ambiente onde vamos nos perguntar qual é o novo dinheiro.”
“Então quando falo que dinheiro é lixo, o que quero dizer é que todas moedas […] perderão valor em relação a bens e serviços. E nós estamos em um ambiente onde procuraremos por ativos e formas de dinheiro que podem ser movidos entre países, que são meios de troca e reserva de valor. É disso que estou falando, o Bitcoin teve um grande sucesso nos últimos 11 anos e é uma pequena porcentagem do meu portfólio.”
"#Bitcoin has made a tremendous achievement over the last 11 years–it's a tiny percentage of my portfolio," says @RayDalio. pic.twitter.com/QffoSFRSph
— Squawk Box (@SquawkCNBC) May 24, 2022