O diretor da Binance.US, Brian Brooks, pediu demissão da maior corretora de criptomoedas do mundo devido a “diferenças estratégicas”. Brooks compartilhou a notícia de sua saída por meio de um tweet nesta sexta-feira (6). Pouco depois de seu anúncio, Changpeng Zhao (CZ), fundador e CEO da Binance, confirmou a informação.
Brooks deixou o cargo de CEO após trabalhar na empresa por apenas três meses. Em uma mensagem postada no Twitter, ele informou a saída do cargo e desejou sucesso a seus colegas, apesar das “diferenças na direção estratégica”.
“Informo a todos que renunciei ao cargo de CEO da Binance.US. Apesar das diferenças quanto à direção estratégica, desejo muito sucesso aos meus ex-colegas.”
Greetings #crypto community. Letting you all know that I have resigned as CEO of @BinanceUS . Despite differences over strategic direction, I wish my former colleagues much success. Exciting new things to come!
— Brian Brooks (@BrianBrooksUS) August 6, 2021
Antes de Brooks trabalhar no braço norte-americano da Binance, ele chefiou o Gabinete do Controlador da Moeda nos Estados Unidos (OCC) – o regulador dos bancos sob o comando do presidente Donald Trump.
Binance sob pressão
A contratação de Brooks foi parte de uma estratégia da Binance para melhorar sua reputação, contratando ex-reguladores respeitados de todo o mundo.
Apesar de nem Binance e nem o próprio Brooks terem fornecido mais detalhes para explicar a demissão repentina, o momento da decisão é certamente um problema para a corretora.
Nos últimos meses, a Binance foi denunciada por agências reguladoras de vários países por operar em violação de suas leis. A empresa também foi criticada por autoridades nos Estados Unidos sob alegações de lavagem de dinheiro.
A Binance está sob pressão no mundo todo e recebeu várias advertências. Apesar disso, o fato de Brian Brooks ter sido CEO da Binance US levou à crença de que a empresa estava segura nos EUA.
Essa demissão “prematura” pode significar muito para a indústria de criptomoedas e para os usuários da Binance.
Brooks afirmou ter divergências de opinião com seus ex-colegas sobre a “direção estratégica” e, de fato, foi assim que explicou o motivo de sua demissão.
O CEO Binance falou sobre o assunto e disse que isso não afetará os usuários de forma alguma. CZ não comentou sobre Brian Brooks, confirmando que pode ter havido um problema pessoal.
Brian's work for https://t.co/hSHrrlF7o7 has been invaluable and we hope he will continue to be an integral part of the crypto industry’s growth, advocating for regulations that move our industry forward. We wish him the very best in his future endeavors. https://t.co/ya1sEmVyPb
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) August 6, 2021
Além disso, a ex-CEO Catherine Coley também não fez nenhuma declaração, e rumores estão circulando no Twitter de que pode haver problemas legais.