A Disney impediu a empresa por trás da criptomoeda “Tron” de obter três marcas registradas alegando “uso indevido da marca registrada”.
“Tron” é um filme de ficção científica de 1982 produzido pela Walt Disney. Uma sequência intitulada “Tron: Legacy” foi lançada em 2010. Juntos os filmes faturaram US $ 450 milhões em todo o mundo.
“TRON” é uma criptomoeda chinesa criada por Justin Sun. Atualmente faz parte das 15 maiores do mundo, tendo um valor de mercado de 880 mil dólares.
O juiz rejeitou os três pedidos da Tron (criptomoeda). A Disney alegou na defesa da marca que o bilionário chinês por trás do projeto está usando “truques sujos” para promover sua moeda.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Os registros mostram que empresa já possui nove marcas registradas na China, incluindo as palavras “Tron”, “TRX” e “Tronix”.
Nos Estados Unidos a empresa tentou registrar as marcas “TRON”, “TRONNETWORK” e “TRONIX”. Todas impedidas pela Disney.
A gigante da mídia disse também que ele pagou designers para fazer com que o logotipo da criptomoeda “TRON” se parecesse com o usado na franquia de filmes “Tron”.
“Os designers de Justin Sun usaram todas as letras maiúsculas e uma fonte/estilo muito parecido com a da Disney”.
De fato, se você comparar as logomarcas verá algumas semelhanças, principalmente as características futurísticas.
Em agosto desse ano a Disney disse que a palavra Tron estava sendo usada para promover criptomoedas propositalmente.
Quem pesquisava no Google sobre a Tron para encontrar informações sobre os filmes da Disney acabava encontrando informações sobre a criptomoeda de Justin Sun.
Criador da criptomoeda se defende
O CEO e fundador da criptomoeda Tron explicou através de um tweet que a rejeição do registro da marca se aplica “apenas a uma certa classe de marcas registradas e que não afetam suas marcas principais:
“A marca da TRON é bem estabelecida e tem reputação mundial. Muitas falsas notícias alegam que a marca registrada TRON foi invalidada pela Disney.”
“A TRON registrou pedidos de marcas nos Estados Unidos para várias marcas em diferentes classes, muitas das quais não foram contestadas e não são afetadas pela Disney.”
(1/6)#TRON’s brand is well-established and reputed worldwide. Lots of mis-informed FUD falsely claiming about #TRON trademark invalidated by Disney.
— H.E. Justin Sun🌞🇬🇩🇩🇲🔥 (@justinsuntron) December 21, 2019
TRON terá que mudar de nome?
O projeto de criptomoeda TRON terá que esquecer o uso dos nomes impedidos pela Disney, e o nome da criptomoeda está sob dúvida agora.
Se a Disney exigir que a criptomoeda mude de nome, uma grande batalha pode começar.
É muito comum que criptomoedas mudem de nome, os chamados “rebrandings” mas Justin Sun deve querer se aproveitar da situação para promover seu projeto.
O bilionário Chinês é conhecido por fazer campanhas de marketing bizarras, por exemplo, no início do mês ele anunciou que iria doar 1 milhão de dólares para Greta Thunberg. Essa ação foi vista como uma campanha de marketing.
Se a Disney apertar o cerco a TRON não terá outra saída a não ser mudar de nome.