Na segunda-feira (15), Donald Trump participou de uma coletiva de imprensa na Casa Branca e foi diretamente questionado sobre o caso de condenação dos programadores de bitcoin por trás da carteira Samourai Wallet.
Em uma breve pergunta e resposta, o presidente norte-americano deixou claro que já observa o assunto. Além disso, deixou publicamente registrado que incumbiu a Procuradora-Geral Pam Bondi para lhe fornecer uma análise sobre o caso.
“Senhor Presidente, esta semana um homem chamado Keonne Rodriguez irá para a prisão federal por criar um software de privacidade para criptomoedas. O caso começou durante o governo Biden, mas o Departamento de Justiça (DOJ) o manteve em andamento e garantiu a condenação. Muitas pessoas no mundo das criptomoedas estão dizendo que esse homem deveria ser perdoado. O senhor está familiarizado com o caso ou teria interesse em saber mais?“, questionou o repórter no evento público com Trump.
Em resposta, o presidente dos EUA declarou que já ouviu falar sobre o caso e que deve olhar o possível perdão. “Ouvi falar sobre ele. Vou dar uma olhada. Por que o senhor acha que ele deveria ser perdoado? Parece que sim. Pela sua pergunta“, disse Trump sorrindo.
Após indicar que vai dar uma olhada no caso, ele indicou a Procuradora-Geral Pam Bondi, que também estava presente, para analisar o caso e lhe dar uma resposta sobre o tema. O programador, vale destacar, recebeu uma condenação a prisão por cinco anos.
“Rodriguez, vamos analisar isso, Pam. Certo, vamos dar uma olhada. Sabe, você terá que me contar. Eu não sei nada sobre isso, mas vamos dar uma olhada“, indicou Trump finalizando o assunto.
Donald Trump tem mostrado ao mundo que programadores de criptomoedas não são criminosos, deixando claro que suas ferramentas tiveram uso para o mal, mas sem o controle deles
Ao perdoar Ross Ulbrich no início de 2025 e depois o fundador da Binance CZ, Donald Trump tem acenado de forma importante para o mercado de criptomoedas.
Isso porque, com as ferramentas criadas pelos programadores tendo um uso para o mal não por culpa de seus criadores, ele indica que as condenações da justiça norte-americana foram injustas.
Agora, a comunidade já assinou uma petição no site Change.org pedindo o perdão aos dois programadores condenados, e segue recebendo apoio a cada dia.
Assim, ao que tudo indica, Trump segue mostrando uma gestão pró-desenvolvimento do mercado de criptomoedas e suas ferramentas, sem criminalizar o mercado como a gestão Joe Biden vinha fazendo com a Operação Chokepoint 2.0.