O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, fez um longo desabafo para aqueles que duvidaram da adoção de bitcoin conduzida pelo país da América Central, indicando que segue trabalhando.
Em 2021, um dos menores países da América Latina ganhou a coragem de adotar o bitcoin como moeda de curso legal em sua economia.
A ação passou por críticas de autoridades de diversos países, vista por muitos como equivocada. De fato, o bitcoin é uma moeda digital que poucos conhecem, embora cresça nos últimos anos.
Um dos motivos da desconfiança com o bitcoin na economia salvadorenha tinha relação com o pagamento da dívida do país.
Presidente de El Salvador paga dívida de 800 milhões de dólares e diz que adoção de bitcoin segue acontecendo
“Centenas de artigos duvidaram da capacidade de El Salvador honrar suas dívidas”, desabafou Nayib Bukele em seu Twitter, nos últimos dias.
“No ano passado, quase todos os meios de comunicação internacionais tradicionais disseram que, devido à nossa “aposta Bitcoin”, El Salvador entraria em default de sua dívida até janeiro de 2023 (já que tínhamos um título de 800 milhões de dólares vencendo hoje). Literalmente, centenas de artigos.”
In the past year, almost every legacy international news outlet said that because of our “#Bitcoin bet”, El Salvador was going to default on its debt by January 2023 (since we had an 800 million dollar bond maturing today).
Literally, hundreds of articles https://t.co/rEiK7K13U4
— Nayib Bukele (@nayibbukele) January 24, 2023
Segundo Bukele, muitas nações acreditavam que sem a ajuda do FMI o país poderia sofrer muito e não conseguir sobreviver.
Uma das críticas do presidente se dirigiu ao jornal The New York Times, a quem ele disse ter convidado para conhecer o país e sua realidade. Em uma matéria, o NYT declarou que El Salvador havia falido e entraria em default já em janeiro de 2023.
“Quase ninguém quis saber que pagamos a dívida com juros”
Ao final de seu desabafo, o presidente de El Salvador deixou claro que a adoção de bitcoin não prejudicou o país. Ou seja, apesar das críticas, o governo seguiu trabalhando e pagou o que devia com juros.
Para Bukele, muitos mentiram sobre a realidade do seu país, e agora não divulgam que tudo está bem.
“Bem, acabamos de pagar integralmente, 800 milhões de dólares mais juros. Mas é claro que quase ninguém está cobrindo a história. Acabei de encontrar um, sim UM, em espanhol, da Colômbia. Eles mentem e mentem e mentem, e quando suas mentiras são expostas, eles entram em silêncio.”
Vale lembrar que quando El Salvador adotou o bitcoin como moeda de curso legal, o hoje Ministro da Fazenda Fernando Haddad foi um que criticou a ação do país, alegando que eles perderiam a sua soberania monetária.
Por fim, o país segue funcionando normalmente em busca de reduzir o efeito do Dólar americano em sua economia.