E se Satoshi Nakamoto voltasse hoje, quais ações e consequências no mundo das criptomoedas?

Satoshi Nakamoto revolucionou o modo de se pensar e usar o dinheiro. Muito se especula sobre a sua real identidade, são vários os candidatos: Dorian Nakamoto, Hal Finney, Nick Szabo, Wei Dai ou todos eles juntos.

A única coisa que podemos afirmar é que Satoshi é um Bilionário. O número de bitcoins de propriedade de Satoshi Nakamoto é cerca de 1.148.800 BTC, com base numa análise detalhada publicada em 2013. Na época, a recompensa por bloco era de 50 BTC e dos 1.814.400 concedidos, 63% nunca foram gastos, deixando Satoshi com uma fortuna de mais de 1,1 milhão de BTC.

Na cotação do Bitcoin hoje, a fortuna estaria avaliada em aproximadamente R$ 25.151.000.000 (Vinte e Cinco Bilhões de Reais). O Endereço Genesis é o endereço mais famoso, cerca de 16 Bitcoins já foram doados para o endereço.

Como Provar quem é Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto Livecoins

O Criador do Bitcoin está diretamente ligado a sua invenção. A maneira mais prática na qual ele pode provar a sua identidade é assinando uma mensagem com algum dos endereços associados a ele.

Outra forma de provar seria utilizar o antigo email de Satoshi. Mas, mesmo com o email dificilmente poderia se provar algo, pois não haveria muita garantia de sua identidade.

E se ele conseguisse provar a sua identidade, o que aconteceria em seguida?

Consequências

Início

Se desde o início Satoshi estivesse a frente do projeto, provavelmente a adoção seria mais rápida e o preço seria regulado de acordo com as suas atitudes, funcionando como uma grande empresa e ele o grande CEO. Provavelmente o preço nunca atingiria o patamar que atingiu sem ele.

Podemos citar um exemplo menos abstrato, o caso do CEO Elon Musk que fumou durante uma entrevista e fez as ações da Tesla caírem 14% e em seguida sua saída da presidência do conselho da empresa em que ele é CEO.

Com Satoshi e o Bitcoin a situação seria similar ao caso do Musk. Ou seja, o preço do Bitcoin estaria atrelado á pessoa Satoshi Nakamoto, e não ao ativo Bitcoin. Para algo mais similar ainda podemos citar o caso de Vitalik.

Vitalik é o co-fundador do Ethereum, qualquer ação, seja boa ou não, dele pode vir a influenciar o preço do ETH. O mesmo ocorreria com Satoshi e o Bitcoin.

Mesmo com a vinda de Satoshi, a comunidade poderia vir a não associar e apenas continuar no Bitcoin sem relacionar Satoshi, mas seria algo complicado de se conciliar.

Hoje

Caso ele voltasse hoje, o preço seria o primeiro a ser atingido. O preço subiria com toda certeza, voltando talvez à casa dos 15 mil dólares ou mais. Teríamos perguntas a ele, o fórum Bitcointalk seria atingindo diretamente, o Mercado como um todo estaria verde. Mas, em resumo, com o tempo o mercado se limitaria a Satoshi como no exemplo anterior.

Por que Satoshi abandonou o Bitcoin?

Satoshi não irá retornar “das cinzas”, talvez infelizmente nunca iremos conhecer o criador da Blockchain e do Bitcoin. Satoshi criou o BTC por dois grandes motivos: Eliminar os Bancos e, consequentemente, descentralizar o sistema financeiro.

Não faz sentido ficar no centro de algo que visa Descentralizar um sistema. Satoshi simplesmente sumiu porque o Bitcoin deve ser descentralizado, deve ser de todos.

Ele apenas o criou e deixou nas mãos de quem realmente precisaria, a comunidade.

A própria comunidade que se beneficiaria dessa ferramenta e a disseminou no mundo. Satoshi é um símbolo, não um alguém.

_______
“A segunda melhor coisa que Satoshi Nakamoto fez foi o Bitcoin.

_______
A melhor coisa que Satoshi Nakamoto fez foi desaparecer”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Mateus Lima
Mateus Lima
Entusiasta em criptomoedas desde 2015. No BitcoinTalk firmei meu conhecimento, desde então venho aprendendo e escrevendo sobre Criptos! Obrigado Satoshi. Comprem Bitcoin. Contato: pumared92@gmail.com

Últimas notícias

Últimas notícias