Computação Quantica

El Salvador divide bitcoin em 14 endereços para se proteger de ameaça quântica

Share

O Governo de El Salvador, por meio do seu escritório de bitcoin, anunciou que o saldo do tesouro do país foi dividido em várias carteiras como uma forma de proteção contra a computação quântica. Todos os endereços possuem menos de 500 BTCs agora.

Ao todo, com 14 endereços novos recebendo as moedas, o país se prepara para realizar uma gestão ativa e responsável dos fundos que acumula desde 2022. A estratégia, portanto, se mostra promissora para fins de segurança.

El Salvador está transferindo os fundos de um único endereço de Bitcoin para múltiplos endereços novos e não utilizados, como parte de uma iniciativa estratégica para aprimorar a segurança e a custódia de longo prazo da Reserva Estratégica Nacional de Bitcoin. Esta ação está alinhada com as melhores práticas de gerenciamento de Bitcoin e prepara o país para potenciais desenvolvimentos na computação quântica”, diz o comunicado oficial via X.

“Minimizar ameaça de computação quântica com divisão de bitcoins em endereços novos é uma boa prática”, diz especialista Adam Back

Com o anúncio no final de agosto, no sábado (30), o governo salvadorenho declarou preocupação com um tema ainda teórico. Isso porque, nas capacidades atuais a computação quântica não é uma ameaça direta ao bitcoin ou sua criptografia.

Mesmo assim, o criptógrafo Adam Back elogiou a ação de mitigação de erros no tesouro do país da América Central. “De modo geral, eu diria que é uma boa prática distribuir os fundos em várias UTXOs, em vez de concentrar tudo em um só endereço ou em uma única UTXO muito grande, ou ainda ter várias UTXOs, mas reutilizando o mesmo endereço excessivamente“, disse Back, famoso por ser um dos citados por Satoshi Nakamoto na criação do bitcoin.

Computadores quânticos possuem a capacidade teórica de quebrar a criptografia de chave pública-privada usando o algoritmo de Shor. Essa criptografia é a base não apenas do Bitcoin, mas também de muitos sistemas do dia a dia, como bancos, e-mails e comunicações. Quando uma transação de Bitcoin é assinada e transmitida, a chave pública se torna visível na blockchain, expondo potencialmente o endereço a ataques quânticos que poderiam descobrir as chaves privadas e redirecionar os fundos antes que a transação seja confirmada.

A reserva está sendo redistribuída em múltiplos endereços, cada um contendo até 500 BTC. Limitar os fundos em cada endereço reduz a exposição a ameaças quânticas, pois um endereço de Bitcoin não utilizado, com suas chaves públicas protegidas por hash, permanece seguro. Uma vez que os fundos de um endereço são gastos, suas chaves públicas são reveladas e se tornam vulneráveis. Ao dividir os fundos em quantias menores, o impacto de um possível ataque quântico é minimizado“, seguiu explicando o escritório de El Salvador.

“Mantínhamos um único endereço em uso por transparência, mas agora mudamos estratégia”

Agora com a nova estratégia de não reutilizar endereços e diminuir a concentração de moedas, El Salvador mostra que tesouros criados por países ou empresas devem se manter seguros.

Anteriormente, um único endereço era reutilizado por questões de transparência, o que expunha as chaves públicas continuamente e, teoricamente, dava a um invasor quântico tempo ilimitado para descobrir as chaves privadas. Agora, com um painel público gerenciado pelo The Bitcoin Office, capaz de monitorar múltiplos endereços, a reserva pode manter a transparência sem a reutilização de endereços, aumentando a segurança.

Esta abordagem combina uma mitigação robusta de riscos quânticos — por meio da diversificação de endereços e da exposição limitada por endereço — com o compromisso com a transparência, ao catalogar publicamente todos os endereços da reserva. Essa estratégia fortalece a integridade e a preparação para o futuro da Reserva Estratégica Nacional de Bitcoin de El Salvador contra ameaças tecnológicas em constante evolução“, finaliza o anúncio.

Por fim, o escritório lembrou que mantém uma página ativa de transparência mundial das reservas. Assim, qualquer interessado em saber mais pode observar, site que mostra o saldo total de 6.286 BTCs no dia 1 de setembro de 2025.

Escritório de Bitcoin de El Salvador acumula bitcoins diariamente e tem tomado medidas de segurança importantes com o tesouro do país (Foto/Reprodução).
Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Gustavo Bertolucci

Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci
Tags: Salvador