eleição com blockchain no Brasil irá utilizar a OriginalMy
-
Crypto Summit

Uma das formas que muitas pessoas imaginam a utilização da blockchain é justamente em eleições: Uma associação brasileira irá realizar a primeira no país com a plataforma OriginalMy.

O Quênia já pensa em testar essa realidade em breve no país, e a Serra Leoa acabou por lançar a primeira eleição com a tecnologia Blockchain.

Agora no Brasil, no próximo dia 09/10/2018, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), irá realizar uma eleição que irá utilizar a Blockchain ID da OriginalMy.

A OriginalMy é uma startup criada no Brasil, atualmente com operações na Estônia, que trabalha também com a Blockchain ID como uma identidade na blockchain, e é por aí que a mágica da primeira eleição do tipo no Brasil irá acontecer.

De acordo com o CEO, Edilson Osório, no telegram oficial da empresa, o cenário é “Basicamente, hoje o ‘voto’ nas associações são a assinatura de um termo, reconhecido firma em cartório e enviado por correios. Nunca utilizaram assinatura eletrônica pois o jurídico acreditava ser possível fraudar a identidade. Utilizando o OriginalMy, o processo todo será digital com o jurídico reconhecendo a que o Blockchain ID é muito difícil de ser fraudado. Assim eles economizam tempo e dinheiro, cerca de 6.5 vezes mais barato que o processo tradicional”.

Os ganhos em custos e tempo podem fazer com que este processo de validação dos votos da eleição se tornem um modelo a ser adotado por mais associações, e quem sabe até em outras esferas.

Como é a primeira do ramo no país, Edilson ainda reforça: “Este piloto está sendo feito com a assinatura digital usando o Blockchain ID. Se tudo der certo, vamos estudar formas de otimizar, fazendo em formato de voto eletrônico com assinatura expressa de recibo, deixando o processo ainda mais rápido”.

De acordo com o diretor da ABFintechs, Bernardo Pascowitch, “A tecnologia está revolucionando e modernizando o mercado brasileiro, com códigos e algoritmos substituindo processos burocráticos. Por sermos a Associação Brasileira de Fintechs, nada mais coerente que usar recursos disruptivos como o blockchain para eleger nossa próxima diretoria, que muda a cada ano. É com inovações e recursos ágeis que seguimos gerando negócios para nossos associados, representando seus interesses frente aos órgãos regulatórios e proporcionando impacto social positivo”.

Eleições Tradicionais no país

Vale lembrar que no país já existe uma iniciativa para melhorar a transparência das eleições para prefeitos e presidentes, chamada de Voto Legal, que utiliza a blockchain da Decred.

Essa plataforma está sendo utilizada pela candidata à presidente, Marina Silva, inclusive na eleição atual.

O candidato à presidência João Amoedo já indicou recentemente que pode averiguar a questão cartorial no Brasil, e projetos como a OriginalMy só tem a ganhar.

Ainda não temos uma regulamentação clara sobre eleições e blockchains no país andando de mãos dadas, mas se interessa no tema convém saber o que os presidenciáveis pensam sobre o assunto.

Se interessou no projeto da OriginalMy, acesse o site oficial e conheça mais o projeto.

---- Anúncio----

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas. Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: www.bitcointrade.com.br

-