A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis, disse Elon Musk em um tuíte neste domingo (13).
A Tesla começou a aceitar Bitcoin como pagamento por seus veículos elétricos em março, mas desistiu em maio, apontando preocupações sobre o impacto ambiental.
Musk fez um comentário em um artigo que a CEO da empresa financeira Sygnia, Magda Vezhitsky, afirma que uma investigação teria sido aberta contra ele há muito tempo no âmbito de manipulação de mercado.
“A volatilidade do Bitcoin foi uma consequência inesperada do que eu chamaria de manipulação de mercado por Elon Musk”, disse Vezhitska. “Se fosse uma empresa listada, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos abriria uma investigação e a puniria severamente. O que vemos é a manipulação do preço do Bitcoin por uma das pessoas mais poderosas do mundo.”
Segundo ela, Musk usou sua influência para manipular deliberadamente o preço do Bitcoin com declarações no Twitter, após isso liquidou uma parte significativa de sua posição na moeda digital.
O CEO da Tesla respondeu e chamou as afirmações de “imprecisas” e revelou quando pretende voltar a aceitar a moeda digital.
“A Tesla vendeu apenas cerca de 10% de seus ativos para confirmar que o Bitcoin poderia ser facilmente liquidado sem flutuações de mercado”, escreveu ele.
“Quando houver confirmação do uso aceitável de energia limpa (~ 50%) pelas mineradoras com uma tendência futura positiva, a Tesla permitirá novamente as transações com Bitcoin.” – Disse Musk.
This is inaccurate. Tesla only sold ~10% of holdings to confirm BTC could be liquidated easily without moving market.
When there’s confirmation of reasonable (~50%) clean energy usage by miners with positive future trend, Tesla will resume allowing Bitcoin transactions.
— Elon Musk (@elonmusk) June 13, 2021
Bitcoin em alta
Pouco antes de Musk fazer a postagem, o Bitcoin operava em alta de mais de US $ 1.000 e, depois da postagem, continuou a subir para cerca de US $ 37.600. A alta nas últimas 24 horas é de 8%.
Musk não falava sobre criptomoedas por mais de uma semana. Sua última postagem foi no dia 5 de junho. Naquela semana, um vídeo do grupo hacker Anonymous declarava guerra contra o bilionário.
Junto com o anúncio da decisão de não aceitar mais Bitcoin como pagamento, a Tesla havia informado que pretendia voltar a aceitar a moeda digital “assim que a mineração mudasse para uma energia mais sustentável”.
Musk agora deixou mais claro que será quando pelo menos 50% do processo for feito com energia limpa, o que deve acontecer em breve, já que vários mineradores estão mudando para o formato.