Dogecoin é uma moeda, não um investimento que fará as pessoas ganharem muito dinheiro – foi o que disse Elon Musk, o CEO da Tesla e SpaceX, ao publicar um meme neste domingo (25).
O bilionário que há mais de um ano promove a criptomoeda criada como uma piada para seus mais de 58 milhões de seguidores, parece ter mudado um pouco a postura e quer que as pessoas não vejam mais Dogecoin como um investimento, mas sim como a futura moeda global.
A imagem publicada com temática no filme Matrix, diz:
“O que você está tentando me dizer, que eu posso ganhar muito dinheiro com Dogecoin?”
“Não, estou tentando lhe dizer que Dogecoin é dinheiro.”
And finally pic.twitter.com/TcgwMSyjAy
— Elon Musk (@elonmusk) July 25, 2021
Dogecoin é dinheiro, mas Tesla não aceita
Na semana passada, Musk disse que possui Bitcoin, Dogecoin e Ethereum. Ele também revelou que a Tesla e a SpaceX também possuem Bitcoin.
Falando no evento “The B Word“, junto com o CEO do Twitter, Jack Dorsey, Musk ainda afirmou que a Tesla provavelmente voltará a aceitar bitcoin como pagamento.
“Eu queria um pouco mais de due diligence para confirmar que o percentual de uso de energia renovável é mais provável ou acima de 50%, e que há uma tendência de aumentar esse número e, se for o caso, a Tesla voltará a aceitar bitcoin”, disse Musk.
Em fevereiro deste ano, a Tesla divulgou que havia investido US $ 1,5 bilhão em Bitcoin; parte desse investimento foi vendido no primeiro trimestre com um lucro de US$ 101 milhões.
A Tesla começou a aceitar o bitcoin no final de março, mas suspendeu a forma de pagamento abruptamente em maio, apenas 49 dias depois.
A mudança ocorreu devido à preocupação com o uso de energia do Bitcoin – e a Tesla disse que retomaria a aceitação de bitcoin quando a mineração se tornasse mais ambientalmente sustentável.
O curioso é que apesar de dizer agora no meme que Dogecoin é dinheiro, a Tesla não aceita a moeda digital como pagamento, o que coloca o bilionário em uma situação de contradição e, assim, gera críticas na comunidade, com vários seguidores afirmando que ele deve parar de manipular o preço do ativo e tomar medidas mais sérias para aumentar sua adoção.
Os últimos comentários de Musk deram um leve impulso no preço da Dogecoin, mas a moeda digital tem sido negociada principalmente sob pressão desde que atingiu o pico no início de maio, de US$ 0,74.
As publicações do terceiro homem mais rico do mundo na rede social no ano passado tiveram grande influência sobre os preços da dogecoin e do bitcoin e ele é, pelo menos em parte, culpado pela queda do bitcoin nos últimos dois meses.
Um artigo de maio no The Wall Street Journal citou Elon Musk como o maior influenciador do bitcoin. No entanto, ele está perdendo seu poder com suas últimas mensagens nas redes sociais.