A TBD, uma subsidiária da Block, anunciou nesta quinta-feira (2) que estará trabalhando com a Lightning Network (LN), solução de segunda camada para o Bitcoin. Fundada por Jack Dorsey, criador do Twitter, a empresa era conhecida por Square antes de mudar de nome em dezembro de 2021.
Segundo nota da empresa, encontrada em portais internacionais, seu objetivo é “fornecer infraestrutura usando bitcoin do caixa da Block para tornar a LN do bitcoin mais utilizável e confiável para desenvolvedores, empresas e consumidores finais.”
O anúncio acontece um dia após o Bluesky, outra rede social de Jack Dorsey, aparecer na App Store. Portanto, o fundador do Twitter parece estar em uma semana agitada em seus negócios.
Block quer ampliar o uso da Lightnin Network
Quem usa a Lightning Network pela primeira vez logo se apaixona. Transações instantâneas e com taxas próximas a zero são as maiores qualidades desta solução de segunda camada para o Bitcoin.
Apesar disso, o uso da LN ainda é pequeno em relação ao próprio Bitcoin. Pensando nisso, a Block decidiu usar parte de seus bitcoins para ajudar o público na adoção da tecnologia.
Segundo o site BuyBitcoinWorldwide, hoje a Block possui 8.027 BTC (R$ 980 milhões), sendo a oitava empresa pública com o maior número de bitcoins em caixa.
Em conversa com a Fortune, Nick Slaney não revelou quantos bitcoins serão destinados ao projeto. Contudo, o executivo da TBD apontou que a empresa terá uma pequena renda passiva por cada transação que passar pela rota de seus nodes.
“c= [nome do novo projeto da Block] construirá uma infraestrutura usando o bitcoin para que empresas e carteiras possam tornar suas transações Lightning mais confiáveis e seguras.”
Em outras palavras, tais bitcoins da Block antes estavam parados sem utilidade, mas agora podem acelerar a adoção de uma importante tecnologia, bem como render algumas frações de bitcoin para a empresa.
Bilionários do Bitcoin estão interessados na LN
Além de Jack Dorsey e a Block, outro bilionário que está bastante interessado na Lightning Network é Michael Saylor. Nesta quarta-feira (1º), Saylor compartilhou uma matéria sobre o uso do Bitcoin na Nigéria, onde a LN é mencionada.
“Bitcoin e a Lightning [Network] são esperança para a Nigéria.”
#Bitcoin and #Lightning⚡️ are hope for #Nigeria. 🇳🇬https://t.co/o2dOmFomnb
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) March 1, 2023
Além disso, Saylor também oferece aulas sobre a LN em seu próprio site, o Saylor.org. Portanto, isso mostra que o Bitcoin está sendo criador por todos que queiram contribuir com o projeto, mesmo sem conhecimento sobre programação.