A cidade de Assis (SP) foi alvo de um malware que criptografou todos os dados de uma empresa da cidade exigindo pagamentos em bitcoin. O caso foi relatada a Policia Civil que disse que vai investigar a ação.
Segundo uma funcionária da empresa, que registrou o Boletim de Ocorrência, na noite do dia 16 de outubro, todos os computadores pararam receberam uma mensagem em inglês, na area de trabalho, avisado do ataque e exigindo os BTC como forma de descriptografar os arquivos.
Possivelmente a empresa tenha sido afetada por um malware que se instalou nos equipamentos ao ser acessado, via um e-mail malicioso ou outras táticas de pishing. Dependendo do tipo de malware que afetou os computadores, pode ser impossível recuperar os arquivos criptografados, mesmo pagando o resgate.
Especialistas em cybersegurança não indicam que sejam feitos pagamentos neste tipo de ataque mas também não possuem uma solução confiável que possa obter acesso aos arquivos novamente e indicam que a melhor solução nestes casos é se prevenir.
“Tenha um sistema operacional atualizado ou continuado; Tenha uma solução de antivírus e anti malware; Tenha um sistema de firewall; seja cuidadoso com uso de pendrives, CD’s e DVD’s, uso de dispositivos USB, uso de USB públicos ou compartilhados pois se esses dispositivos estiverem infectados, o computador também ficará, e vice-versa; Não clique em links suspeitos mesmo que eles sejam enviados por pessoas conhecidas. Muitas pessoas com computadores infectados não sabem que enviam essas informações prejudiciais por meio de rede sociais; invista em soluções de antivírus corporativos”