A OpenAI, empresa dona da inteligência artificial ChatGPT, divulgou na quarta-feira (18) um novo produto chamado EVMbench, para medir a capacidade de agentes de IA de encontrarem erros de programação em contratos inteligentes compatíveis com Ethereum.
“Apresentamos o EVMbench — um novo benchmark que mede a capacidade dos agentes de IA em detectar, explorar e corrigir vulnerabilidades de alta gravidade em contratos inteligentes“, disse a OpenAI em sua conta no X (ex-Twitter).
A solução planeja tornar mais seguro o ambiente de smart contracts, fechando uma parceria com a empresa Paradigm para isso.
Para conduzir as avaliações, um modelo de IA vai utilizar como base 120 vulnerabilidades que foram encontradas em 40 auditorias. Os códigos de avaliação pertencem a competições de código aberto entre desenvolvedores.
O foco principal, no entanto, segue nos contratos inteligentes que processam pagamentos com stablecoins por agentes de IA. Este é um tema que cresceu com a chegada das automatizações agênticas, que recebem carteiras com criptomoedas e devem utilizar em nome do ser humano a eles vinculados.
“Para dar suporte a uma avaliação objetiva e reproduzível, desenvolvemos uma estrutura baseada em Rust que implementa contratos, reproduz transações de agentes de forma determinística e restringe métodos RPC inseguros“, diz a OpenAi em seu blog.
“Já obtivemos melhoras com uso da IA na prevenção de erros de contratos inteligentes EVM”
Sócio da Paradigm, Alpin Yukseloglu comentou sobre a nova parceria que vai utilizar o ChatGPT para encontrar erros em contratos inteligentes do Ethereum. Ele confirmou que o GPT-5.3-Codex já trouxe melhorias significativas ao processo, encontrando mais de 70% das vulnerabilidades.
“Há mais de US$ 100 bilhões em ativos alocados em contratos de criptomoedas de código aberto. À medida que as ferramentas de monitoramento de vulnerabilidades (LLMs) aprimoram sua capacidade de encontrar falhas, é fundamental que tenhamos visibilidade e influência sobre os riscos que elas podem representar para o setor de criptomoedas“, disse Yukseloglu, na publicação da quarta.
A nova junção da IA com criptomoedas mostra que a internet caminha para uma nova economia digital em que agentes pagam com stablecoins, conforme suas programações.