
Empresa avança para garantir propriedade de ações tokenizadas (Foto/X)
A Securitize, empresa investida por BlackRock e Morgan Stanley, anunciou o lançamento de ações tokenizadas de empresas com capital aberto na bolsa de valores, sendo os registros realizados em blockchain.
O lançamento promete acesso ao mercado de ações dos EUA em tempo real e com negociações ininterruptas, inclusive aos finais de semana e madrugadas.
Pioneiro, o produto garante até que os portadores das ações tokenizadas ganhem os seus dividendos, caso a empresa emita a renda compartilhada com acionistas.
“A Securitize lançará a primeira experiência de negociação on-chain compatível com as regulamentações para ações públicas tokenizadas nativamente no primeiro trimestre de 2026“, declarou a empresa em nota na terça-feira (16).
“Isto não é um rastreador de preços sintético nem uma promessa de pagamento contra um custodiante. Estas são ações reais e regulamentadas: emitidas na blockchain, registradas diretamente na tabela de capitalização do emissor e negociáveis por meio de uma experiência semelhante à de swaps na Web3“, garante a empresa.
Em nota aos investidores, a empresa promete evoluir um sistema mais antigo que a internet, que é o de negociação de ações.
“Para a maioria dos investidores, o mercado de ações parece um produto acabado. Você abre uma conta em uma corretora, realiza uma transação e é informado de que possui uma ação de uma empresa de capital aberto. Nos bastidores, porém, existe uma infraestrutura construída décadas antes da internet; onde os investidores raramente detêm ações em seu próprio nome, a liquidação leva pelo menos um dia e vários intermediários atuam entre os investidores e os emissores“, declarou.
Além disso, a empresa declarou que todos os testes de tokenizar ações anteriores tentavam oferecer exposição aos papéis das empresas. Contudo, poucos realmente garantiam a propriedade das ações aos compradores de tokens.
“Hoje, de acordo com o popular site rwa.xyz, temos 4 versões diferentes de ações “tokenizadas” da Tesla, nenhuma delas sendo de fato um token que represente ações reais da Tesla e todas sendo instrumentos completamente diferentes e não fungíveis entre si“, destacou a Securitize.
Assim, a empresa garante que vai criar um produto que garanta propriedade aos acionistas. “Esses instrumentos não colocam os investidores na tabela de capitalização da empresa emissora. Eles não conferem direitos de voto aos acionistas. Frequentemente, baseiam-se em estruturas legais fora da jurisdição da emissora — e representam de forma enganosa o que são, já que não são ações tokenizadas, mas sim algo tokenizado. Para que a tokenização tenha relevância em escala de mercado público, ela precisa garantir a propriedade, oferecer títulos reais e manter a proteção dos investidores“, indicou.
Outro ponto importante é a formação de preços quando os mercados estão fechados. Ou seja, investidores que negociarem suas ações nas madrugadas ou finais de semana podem garantir uma mudança nos preços do mercado.
Desta forma, a empresa garante que seu mercado funcionará de forma híbrida. “É um modelo híbrido: precificação regulamentada e alinhada ao NBBO quando os mercados públicos estão abertos; precificação descentralizada e autônoma quando não estão“, explica.
Por fim, a tokenizadora investida pela BlackRock declarou que não tem a intenção de substituir mercados tradicionais, mas aprimorá-los.
Comentários