A oferta de serviços financeiros tradicionais utilizando Bitcoin está aumentando conforme avança sua adesão.
Desse modo, algumas empresas passaram a oferecer empréstimo bancário ou em stablecoins, as moedas pareadas em dólar, utilizando Bitcoin de garantia. Além disso, existe o serviço de depósito remunerado, aumentando a quantidade de criptos do cliente.
Tais ofertas já existiam na Europa e EUA, porém chegaram recentemente ao Brasil.
Empréstimo com garantia em Bitcoin
Os empréstimos baseados em Bitcoin são bem simples: o usuário recebe dinheiro (R$ ou stablecoins) emprestado, e para isso deixa depositado suas criptos na plataforma como garantia.
A liberação de crédito utilizando criptos é mais rápida e possui menos taxas comparado aos empréstimos tradicionais, com garantias em imóveis.
Além disso, caso o preço do Bitcoin suba durante o período do empréstimo, é possível utilizar a própria valorização para quitar o débito.
Casos de sucesso: BlockFi e Nexo
A BlockFi é uma empresa centralizada nos EUA que, além de funcionar como exchange, oferece serviços de empréstimos com Bitcoin (e outras criptos) de garantia. Além disso, paga uma remuneração para depósitos em criptos. Desse modo, os usuários podem solicitar um empréstimo com taxas de 4,5% ao ano.
A Nexo é outra empresa americana que permite tomar empréstimos dando criptos como garantia, em troca de moeda fiduciária ou stablecoins. O diferencial dessas duas empresas é que elas possuem cartão de débito, permitindo fazer compras com conversão automática do saldo em criptos para a moeda fiduciária.
No Brasil surge a Rispar
A Rispar é a primeira startup brasileira que oferece empréstimo com Bitcoin. O usuário entra na plataforma, faz uma simulação de crédito, e em seguida preenche os dados pessoais.
Após este cadastro, o usuário recebe um endereço para depositar o Bitcoin de garantia. O valor em Reais fica disponível na conta do cliente em até dois dias.
Custódia com segurança
Pegar empréstimos utilizando Bitcoin como garantia é uma operação de baixo risco, porém é importante entender que a custódia (guarda) é realizada por este intermediário.
A Rispar e Nexo, por exemplo, utilizam a BitGo, empresa líder em custódia de criptoativos.
Qual a vantagem de usar Bitcoin como garantia?
Oferecer Bitcoin como garantia pode parecer absurdo, mas para investidores institucionais e holders, a opção é viável. Afinal, é possível utilizar o dinheiro emprestado para pagar as contas e resolver pendência do dia a dia, sem precisar se desfazer das suas moedas.
Outra função importante é a alavancagem com baixo risco. Por exemplo, é possível utilizar esses R$, ou stablecoins no caso das gringas, para comprar mais criptos, alavancando assim sua posição.
A grande vantagem ante a negociação de contratos futuros é que o risco de liquidação forçada é extremamente baixo, já que as empresas trabalham com 150% ou mais de margem.