Indicador RSI

Quando logamos em alguma exchange de criptomoedas dispostos a comprar uma criptomoeda, sempre nos deparamos com uma dúvida sobre ser um bom momento para compra no Day Trade ou Swing Trade, vamos conhecer então o Indicador RSI que pode ajudar nesse caso.

O que é o Indicador RSI?

O indicador RSI, também chamado de Índice de Força Relativa (IFR), foi criado por Welles Wilder e trazido a público em 1978.

Esse mesmo autor criou inúmeros outros indicadores que ainda são utilizados em trades ainda hoje, seja no mercado das criptomoedas, mercados forex e bolsas tradicionais.

Com o RSI então, o investidor consegue avaliar a força de compra ou de venda de um determinado ativo, independente do tempo gráfico que esteja utilizando.

Como analisar o Indicador RSI?

Por padrão esse indicador utiliza uma média móvel suavizada exponencialmente para seus cálculos, e compara os valores de fechamentos dos preços.

Se estiver utilizando gráficos de candle de preços, analise o fechamento foi acima do anterior, isso indica períodos de alta.

Porém se um candle fecha abaixo do anterior, indica períodos de baixa.

O RSI pode ser utilizado para vários períodos de tempo, de análises swing trade ou intraday, e a leitura é sempre a mesma.

Não há uma convenção certa sobre a quantidade de barras que é analisada pelo indicador, cada trader modifica esse valor a sua vontade, sendo os mais comuns RSI 14 períodos ou mesmo RSI 9 períodos.

O cálculo do Indicador RSI retorna ao final um fator que oscila entre 0 e 100, com essa fórmula:

Mas as zonas de atenção são apenas duas por padrão: quando a linha está abaixo de 30 ou acima de 70. Vamos avaliar então esse dois cenários pela teoria deste indicador.

Quando a linha do RSI está abaixo de 30, a força vendedora do ativo está ganhando, e isso é claramente uma tendência de baixa, ou seja, queda nos preços.

Porém, quando a linha rompe os 30 temos uma oportunidade de compra a ser analisada, pois isso pode indicar uma virada de tendência.

Quando a linha está acima de 70 por outro lado, está em uma tendência de alta, com preços subindo. Entradas nesse momento devem ser analisadas com cautela.

Entretanto, quando rompe abaixo de 70 pode ser uma virada de tendência para baixo, que pode indicar uma oportunidade de venda.

Resumindo então, quando está abaixo de 30 chamamos de sobrevenda, e acima de 70 sobrecompra. As duas situações são as mais buscadas por traders, e é onde acontecem boas oportunidades.

Quando está entre 30 e 70 também há oportunidades, mas são mais difíceis de se ler por esse indicador, se oscilar pouco é devido consolidação de preços das negociações.

Se oscilar muito próximo ao valor 50, dizemos que os preços estão neutros, nem alta e nem baixa.

Exemplo prático de uso do Indicador RSI

Na exchange Binance, selecionei o par de negociação BTC / ETH para mostrar aqui.

Após isso, fui a seção de negociação avançada (Exchange -> Advanced) para que seja aberto um gráfico como mostrado abaixo:

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Percebam que nele já configurei o indicador RSI, que aparece na parte inferior do gráfico, com uma linha azul que devemos analisar e na parte direita as escalas dos fatores, sendo os principais mostrados, 30, 50 e 70.

Para mostrar esse exemplo, peguei um gráfico diário conforme mostra na imagem na parte superior esquerda, e em INDICATOR escolhi apenas a opção que estamos a testar, que na Binance vêm por padrão configurado para RSI 14. Desmarquei demais opções que estavam marcadas.

Esse gráfico diário pegou do dia 10/02/2018 até a data 29/05/2018. Veja que na primeira data tem um valor com uma seta branca, indicando um topo. Na data 03/04/2018 temos mais uma marcação, desta vez indicando um fundo de preços.

Sem mais delongas, se estivesse em um Swing Trade, operando no par BTC/ETH, a melhor entrada para darmos exemplo é justamente na data que houve um fundo. Nela o fechamento foi que o ETH estava valendo 0.0556 BTC.

Perceba que nesse dia do fundo o RSI apontou uma saída da região de sobrevenda, passando pela linha do 30 e subindo. Após isso, por três dias houve uma consolidação de preços nessa faixa dos 30, mas não voltou a região de sobrevenda.

Quanto maior a inclinação da linha mais forte é a tendência, e na data 07/04/2018 houve uma disparada. Na data 22/04/2018 houve uma ultrapassagem de leve na região de sobrecompra.

Neste momento atenção para uma possível saída da operação, que veio a se confirmar com a queda do RSI na data 23/04/2018. O fechamento do valor do ETH na data foi 0.0728. Um bom ganho na operação correto?

Foi a melhor operação? Com certeza não, visto que o gráfico nos mostra que os preços continuaram a subir mesmo após o recuo, mas teoricamente com o RSI seria a saída certa.

Toda a emoção do trader de sair em determinado momento faz parte do cotidiano, lembre-se disso, afinal se bateu a sua meta saia com seu dinheiro no bolso.

Uma pequena simulação do potencial do RSI pode ser mostrada, mas obviamente o bom trader faz o seu Gerenciamento de Risco e nunca opera sem Stop Loss.

Obviamente, esse cenário aqui colocado foi para fins educacionais, fazer análise do passado é mais fácil do que estar na vida real operando, mas não deixa de ser importante para o aprendizado.

Isso não é uma recomendação de compra e venda, estamos aqui explorando o Indicador RSI da Escola de Análise Técnica, estude bastante antes de comprar quaisquer ativos digitais.

Fique ligado para mais Estratégias de Trade, iremos falar de mais indicadores em breve.

Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias

Mantenha-se atualizado, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.