Em um longo artigo intitulado “The Next Price Era”, ou a Nova Era do Preço em tradução literal, o CEO da Pantera Capital reservou um espaço para falar sobre uma possível queda de preço do bitcoin quando um ETF da moeda digital for aprovado nos EUA.
Sua fala é baseada no bordão “compre no boato e venda no fato”, acreditando que o preço do Bitcoin já está precificado, assim como em 2017 com a listagem do Bitcoin na CME e no início deste ano com a listagem da Coinbase na bolsa.
O contrário também pode ser observado, embora muitos acreditassem que o banimento da China causaria grande impacto no Bitcoin, a criptomoeda está mais forte do que nunca.
Compre no rumor, venda no fato
O pensamento pessimista de Dan Morehead, CEO da Pantera Capital, está ligado a acontecimentos passados. Dan relembra que em 2017, todos estavam esperando que o Bitcoin, que já vivia um rally de 2.440%, continuasse subindo ainda mais quando a CME listasse futuros de Bitcoin.
Todavia, a criptomoeda entrou em um longo e severo mercado de baixa, levando o Bitcoin a cair 83% em um ano após esta listagem.
Dan relembra que o mesmo aconteceu este ano com a listagem da Coinbase na bolsa de valores. O Bitcoin estava no seu melhor momento, 64 mil dólares por unidade, e esta listagem não poderia derrubar o mercado, certo? Errado.
Após a listagem da Coinbase, o Bitcoin caiu 55% e muitos acreditavam que o mercado de alta havia acabado ali.
Com isso, o CEO da Pantera Capital, instituição que investe em Bitcoin desde que seu preço estava na casa dos 65 dólares em 2013, mostrou-se preocupado com a possível queda da moeda após a aprovação de um ETF de bitcoin.
“Alguém poderia me avisar um dia antes do lançamento oficial de um ETF de bitcoin? Eu posso querer tirar algumas fichas da mesa.”
China
O oposto também pode ser observado com o banimento do Bitcoin na China. Embora muitos pensassem que tal ação do governo chinês derrubaria o Bitcoin, a moeda já mostra uma valorização de mais de 40% após 17 dias de tal notícia. Venda no rumor, compre no fato.
Dan também mostrou em seu Twitter que as empresas banidas pela China apresentaram uma forte valorização, bem como o próprio Bitcoin em 2017.
“Geralmente os investidores que vendem por causa dos banimentos da China ficam chateados…”
O Bitcoin está acima de 57 mil dólares e está apresentando uma forte valorização nas últimas duas semanas. Isso se deve a um mercado otimista com as falas do governo americano, que não tem intenção de banir as criptomoedas, e uma possível aprovação de um ETF de bitcoin.
Todavia é preciso ficar atento, assim como o CEO da Pantera. Conforme o mercado está acreditando nessa aprovação de ETFs, o preço do Bitcoin já pode estar precificado e o próximo passo é a realização de lucros que pode derrubar a moeda.