O primeiro ETF de Bitcoin negociado na principal bolsa da Austrália foi lançado nesta quarta-feira (19). Segundo dados da Australian Securities Exchange (ASX), o volume do primeiro dia foi de quase 2 milhões de dólares australianos, cerca de R$ 7,2 milhões na cotação atual.
A gestora por trás desse ETF é a VanEck, que já possui um ETF nos EUA desde janeiro desse ano. Portanto, isso mostra seu interesse em atender a demanda por Bitcoin em outros países.
“O ETF de Bitcoin da VanEck está disponível na ASX! Obter exposição ao bitcoin é tão simples quanto procurar por ‘VBTC’ na sua plataforma de negociação/corretora de sua escolha e comprar unidades do ETF VBTC”, escreveu a gestora, destacando a facilidade da operação.
The VanEck Bitcoin ETF is live on ASX! Getting bitcoin exposure is as simple as searching for VBTC on your trading platform/brokerage of choice and purchasing units in the VBTC ETF. https://t.co/grfIje1BgF pic.twitter.com/Zg9sy7E2zQ
— VanEck Australia (@vaneck_au) June 20, 2024
ETF de Bitcoin chega à principal bolsa da Austrália
Segundo Eric Balchunas, especialista da Bloomberg em ETFs, a Austrália já tem um ETF de Bitcoin há mais de dois anos, gerenciado pela Global X/21 Shares. No entanto, ele é negociado na CBOE e não na ASX, que é a principal bolsa do país.
Dado isso, o ETF da VanEck, chamado VBTC, será o segundo ETF na Austrália, mas está longe de deixar de ser importante. Isso porque o VBTC estará disponível para mais investidores.
Jamie Hannah, vice-diretor de investimentos e mercados de capitais da VanEck, destacou que o Bitcoin faz parte de uma classe de ativo muito volátil, mas que está tendo uma grande procura no mercado.
“Se você observar o desempenho do Bitcoin em comparação com outras classes de ativos desde 2013, verá que o Bitcoin foi o de melhor desempenho em 9 anos.”
“Quando ele não é o melhor, acaba sendo o pior”, continuou Hannah, destacando os riscos. “Não é preciso dizer que, se você fosse um investidor de longo prazo, estaria extremamente feliz agora, mas a volatilidade teria feito a maioria das pessoas vender antes de aproveitar a onda a longo prazo.”
Nos EUA, o ETF HODL da VanEck já acumula mais de 10.000 bitcoins, equivalentes a R$ 3,5 bilhões. Embora o número esteja longe dos 305.000 BTC da BlackRock e dos 168.000 BTC da Fidelity, isso ainda é um ótimo resultado para a VanEck.
Sendo a única gestora com um ETF de Bitcoin na ASX da Austrália, até o momento, é possível que eles consigam um desempenho ainda melhor nesse mercado. Dados completos e atualizados podem ser acompanhados pelo próprio site do VBTC.