ETFs podem ofuscar efeitos do halving do bitcoin, diz Glassnode

A Glassnode afirma que o efeito do halving durante este ciclo provavelmente será diminuído devido à introdução de uma nova demanda institucional por parte dos ETFs.

A aprovação dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos no início do ano marcou um momento decisivo para o Bitcoin, impulsionando seu valor e o do mercado de criptomoedas de forma mais ampla.

O evento trouxe a maior criptomoeda do mundo a um patamar inédito, reacendendo o otimismo entre investidores e traders. Contudo, um novo relatório da Glassnode lança um alerta, sugerindo que a chegada do próximo halving do Bitcoin em abril pode não seguir o padrão de alta histórico esperado por muitos.

Caso você não esteja familiarizado com o assunto, o halving é um mecanismo do Bitcoin que corta pela metade as recompensas dos mineradores a cada quatro anos, potencialmente diminuindo a oferta de novas moedas e, historicamente, impulsionando seu preço.

Eventos passados de halving têm sido marcos de valorização para o Bitcoin, mas a dinâmica atual do mercado traz novos fatores que podem alterar este cenário tradicional.

ETFs estão antecipando o impacto do halving, diz Glassnode

Com o Bitcoin recuando 9% de seu recente pico de quase US$ 75.000, analistas seguem em alerta. Nos halvings anteriores, a criptomoeda viu aumentos expressivos de preço nos meses seguinte ao evento.

Contudo, a Glassnode aponta que a dinâmica de mercado mudou. A aquisição massiva de Bitcoin por ETFs já está impondo uma pressão de compra que pode antecipar os efeitos do halving, comprimindo ainda mais a oferta disponível de Bitcoin e, potencialmente, alterando o impacto usual do halving sobre o preço.

“Os ETFs estão, em essência, antecipando o impacto do halving, ao já restringirem a oferta disponível através da sua atividade de compra substancial e contínua. Em outras palavras, o aperto na oferta normalmente esperado com o halving pode já estar em vigor devido às aquisições de bitcoin em grande escala dos ETFs. Estes fundos estão atualmente exercendo uma influência na disponibilidade do Bitcoin, o que poderá ofuscar o impacto do halving no mercado a curto e médio prazo.” disse a Glassnode.

A influência dos novos bitcoins minerados e colocados em circulação torna-se menos significativa em comparação com a crescente procura dos ETFs. (GlassNode).
A influência dos novos bitcoins minerados e colocados em circulação torna-se menos significativa em comparação com a crescente procura dos ETFs. (GlassNode).

Seguindo, a empresa de análises destaca o papel crescente dos investidores de longo prazo e dos ETFs na definição das tendências de mercado, indicando uma possível diminuição da influência dos mineradores no preço do Bitcoin.

A Glassnode alerta que existe a possibilidade de uma correção no mercado, ecoando as preocupações de analistas do JP Morgan, que veem o Bitcoin ainda em território de sobre compra.

“À medida que nos aproximamos do próximo halving, a estrutura do mercado sugere que poderemos testemunhar outra correção significativa. Tal correção não só se alinharia com os padrões históricos, mas também serviria como uma reinicialização, abalando o interesse especulativo de curto prazo e preparando o terreno para o próximo ciclo de crescimento.”

O que há de diferente neste ciclo?

Historicamente, os ciclos do Bitcoin normalmente começaram 12 a 18 meses após o pico anterior, com um novo recorde de preço chegando vários meses após o halving. Isso levou muitos a sugerir que o próprio evento catalisa a próxima corrida de touros devido às restrições de oferta que introduz.

No entanto, a Glassnode nota que o efeito do halving durante este ciclo provavelmente será diminuído devido à introdução de uma nova demanda institucional por parte dos ETFs.

“Essa demanda e o influxo de capital para a rede do Bitcoin que eles trouxeram provavelmente contribuíram para o fato de que o bitcoin já superou seu pico de preço do ciclo anterior muito antes do halving.”

Este fato, no entanto, levou alguns a especular que o ciclo atual pode ser mais curto que os anteriores. Embora a Glassnode não afirme que este será o caso ou não no ciclo atual.

“Nossa suposição é baseada no fato de que, após a alta de abril, uma grande maioria dos indicadores técnicos e da rede relacionados ao sentimento do mercado e ao comportamento dos investidores começaram a exibir seus típicos valores de mercado em baixa e nunca se recuperaram adequadamente.”

Por fim, com o mercado de criptomoedas se ajustando a essas novas dinâmicas e com o halving chegando, a Glassnode alerta que os traders devem proceder com cautela, preparando-se para um cenário que pode divergir dos padrões históricos de alta pós-halving.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias